Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3964
Document type: Dissertação
Title: Determinantes do desempenho escolar no Rio Grande do Sul : uma análise a partir de modelos hierárquicos
Author: Moreira, Kayline da Silva Gomes 
Advisor: Jacinto, Paulo de Andrade
Abstract (native): O presente trabalho tem como objetivo investigar os determinantes do desempenho escolar no estado do Rio Grande do Sul utilizando modelos hierárquicos lineares (MHL). Foram utilizados os microdados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (SAERS) do ano de 2007 na construção de um modelo hierárquico de dois níveis nível aluno e nível escola a fim de analisar a proficiência dos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental e do 1º Ano do Ensino Médio nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. O estudo encontrou como principal resultado que as características socioeconômicas dos alunos (representada pelos itens que os alunos possuem e não possuem em suas casas) são grandes determinantes do desempenho escolar, enquanto as características das escolas (representadas pelas características dos professores, diretores e pela infraestrutura da escola) pouco contribuem na explicação do rendimento escolar dos estudantes gaúchos. Não necessariamente esse resultado significa que as características escolares não são importantes na explicação da proficiência, mas pode significar um uso ineficiente dos recursos escolares. Verifica-se que é importante desenvolver estratégias que orientem políticas públicas no sentido de ampliar o papel da escola no desempenho dos estudantes de modo a proporcionar igualdade de oportunidades, sobretudo para os alunos mais carentes.
Abstract (english): This research aims to investigate the determinants of scholar achievement in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, using hierarchical linear models (HLM). The 2007 microdata from Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS) were used to estimate a hierarchical linear model with two levels level student and level school to analyze students performance in Mathematics and Portuguese in Elementary School 5th grade and in the High School 9thgrade. The main result of this study is that students socioeconomics characteristics (represented by goods that the students have and don t have at home) are strong determinants in the scholar achievement, while the school features (represented by the teacher characteristics, school principal characteristics and school infrastructure) contribute very little to explain the performance of the students from Rio Grande do Sul. Not necessarily this result means that school attributes aren t important to explain the performance of the students, but it might mean that school resources have been used inefficiently. The evidences show that it s important to develop strategies to lead public policies in order to expand the role of school in the scholar achievement, so that the pupils can have equal opportunities, especially the neediest.
Keywords: EDUCAÇÃO - RIO GRANDE DO SUL
ECONOMIA
DESEMPENHO ESCOLAR
MODELOS EDUCACIONAIS - CRÍTICA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Administraç, Contabilidade e Economia
Program: Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento
Citation: MOREIRA, Kayline da Silva Gomes. Determinantes do desempenho escolar no Rio Grande do Sul : uma análise a partir de modelos hierárquicos. 2013. 106 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3964
Issue Date: 25-Mar-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
451705.pdfTexto Completo1,48 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.