Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/394
Tipo do documento: Dissertação
Título: O processo de trabalho do assistente social e a garantia de direitos do idoso a partir da abordagem grupal
Autor: Kist, Rosane Bernardete Brochier 
Primeiro orientador: Bulla, Leonia Capaverde
Resumo: Neste trabalho apresenta-se a pesquisa desenvolvida durante a realização do Mestrado em Serviço Social no Programa de Pós-Graduação da PUCRS, que teve como objetivo analisar o processo de trabalho do Assistente Social junto a grupos de idosos, com vistas a identificar se as estratégias utilizadas contribuem, de forma efetiva, para a garantia de direitos e o fortalecimento dos mesmos. Destaca-se a importância da compreensão do fenômeno do envelhecimento em função do aumento acentuado da expectativa de vida da população como um todo, especialmente no Brasil, bem como a abordagem grupal como dimensão técnico-operativa do trabalho do Assistente Social com grupos de convivência de idosos. A pesquisa utilizou o método dialético-crítico, tendo-se como base as categorias totalidade, historicidade, mediação e contradição. As categorias explicativas da realidade consistem em: processo de trabalho do Assistente Social, abordagem grupal em grupos de convivência de idosos, envelhecimento e a garantia de direitos. A coleta de dados foi realizada em 6 grupos de convivência de idosos ligados a Entidades Conveniadas com a Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre, na qual foram entrevistados 6 Assistentes Sociais e 47 idosos. Optou-se pelo enfoque qualitativo da pesquisa, tendo sido realizada a análise dos dados qualitativos através da análise de conteúdo e dos dados quantitativos por meio de tratamento estatístico. Através dessa pesquisa constata-se que o processo de participação dos idosos nos grupos de convivência significa uma forma de (re)inserção social, sendo que, em sua grande maioria, as pessoas nesta fase da vida estão enfrentando problemas decorrentes de diversas perdas: de familiares, de amigos, do trabalho, entre outros, na qual o grupo possibilita-lhes a descoberta de novos projetos de vida.
Palavras-chave: SERVIÇO SOCIAL
GERONTOLOGIA
IDOSOS - ASSISTÊNCIA SOCIAL
ENVELHECIMENTO - ASPECTOS SOCIAIS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: KIST, Rosane Bernardete Brochier. O processo de trabalho do assistente social e a garantia de direitos do idoso a partir da abordagem grupal. 2008. 162 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/394
Data de defesa: 7-Mar-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
399521.pdfTexto Completo829,7 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.