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Tipo do documento: Dissertação
Título: Em torno da identidade do educador lingüístico : aspectos de sua auto-estima, suas concepções e significado social de seu trabalho
Autor: Fabret, Sheila Telli 
Primeiro orientador: Mosquera, Juan José Mouriño
Resumo: Este estudo teve por objetivo principal conhecer e compreender os sentimentos de auto-imagem e auto-estima e as concepções dos professores de espanhol sobre o trabalho e a contribuição social do educador lingüístico em língua estrangeira, com vistas a um redimensionamento da identidade profissional deste professor. A ancoragem teórica desta pesquisa centrou-se em três eixos: estudos teórico-bibliográficos sobre a auto-imagem e a auto-estima docentes; estudos sobre os modelos de identidade docente; e estudos sobre a educação lingüística em língua estrangeira. Os dados desta investigação quanti-qualitativa foram coletados em três fases, iniciando pela aplicação do Questionário de auto-imagem e de auto-estima (STOBÄUS, 1983), seguido do questionário de perguntas abertas e de entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados coletados está fundamentada em análise de conteúdo de Bardin (2004), complementados por Moraes (2006). Os resultados foram organizados em seis categorias: 1. A concepção de educação lingüística em língua estrangeira, evidenciando as concepções dos professores de língua espanhola acerca de seu trabalho, categoria analisada em duas subcategorias: o ensino de cultura e a formação para a cidadania. 2. O papel do educador lingüístico, que trata das concepções dos professores sobre os propósitos de sua práxis. 3. As dificuldades enfrentadas pelo educador lingüístico, que discorre sobre as dificuldades enfrentadas nos complexos contextos atuais. 4. As satisfações da prática da educação lingüística, que evidencia os sentimentos e as vivências de realização, analisada a partir de duas subcategorias: o sucesso no processo de ensino e aprendizagem e, o reconhecimento do trabalho docente. 5. A contribuição social do educador lingüístico, que revela as concepções dos professores sobre as contribuições de seu trabalho na vida do aluno e nas sociedades contemporâneas. 6. A auto-imagem e a auto-estima, que analisa e problematiza os níveis de auto-imagem e auto-estima dos professores participantes. Os estudos realizados evidenciam que um redimensionamento da identidade do professor de línguas estrangeiras, o educador lingüístico, fundamentado na autonomia e configurado em práticas de letramento pode potencializar significativamente o sucesso no processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, restituindo à língua estrangeira o lugar que lhe corresponde na escola pública regular. Além disso, acrescenta sentido e significado a prática profissional, contribuindo na manutenção e desenvolvimento saudável da auto-estima, ajudando o professor a auto-realizar-se no processo pedagógico.
Palavras-chave: REPRESENTAÇÃO SOCIAL
LINGÜÍSTICA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FABRET, Sheila Telli. Em torno da identidade do educador lingüístico : aspectos de sua auto-estima, suas concepções e significado social de seu trabalho. 2007. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3842
Data de defesa: 29-Out-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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