Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3831
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Deslugarização : a provisoriedade das conversações na singularidade dos fios |
Autor: | Souza, Dóris Helena de |
Primeiro orientador: | Abrahão, Maria Helena Menna Barreto |
Resumo: | O presente trabalho apresenta o resultado de uma investigação realizada por quatro anos com alunas/professoras de um curso de Pedagogia, que até 2006 habilitava-as para a docência de anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo analisa as práticas destas alunas/professoras, no sentido de perceber que a experiência de estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna envolve relações que ora capturam, ora libertam quem a vive, uma vez que esta experiência é um movimento de permanente vir a ser, tese deste trabalho. Esta tese relaciona o movimento de deslugarização com o contar de si e do outro de diferentes modos. Este trabalho é marcado pelo diálogo com teóricos como Foucault, Certeau, Bhabha, Marc Àuge e outros que se referem às relações de amizade no processo de ensinar e aprender. Junto a estas teorizações, problematiza-se a possibilidade estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna pelos dispositivos que compuseram o material empírico analisado: os memoriais de vida, as expectativas em relação à prática docente e as cartas pedagógicas. Todos eles parte integrante dos Relatórios Finais de estágio docente. O estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna contrapõe-se, neste trabalho, ao ser professora e estar aluna, pois esta é a diferença que o movimento de deslugarização busca tornar diferente |
Palavras-chave: | PEDAGOGIA PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO RELAÇÕES INTERPESSOAIS |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SOUZA, Dóris Helena de. Deslugarização : a provisoriedade das conversações na singularidade dos fios. 2007. 184 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3831 |
Data de defesa: | 12-Jan-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
390172.pdf | Texto Completo | 763,98 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.