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dc.creatorSouza, Dóris Helena de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701064D1por
dc.contributor.advisor1Abrahão, Maria Helena Menna Barreto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:53Z-
dc.date.available2007-05-21-
dc.date.issued2007-01-12-
dc.identifier.citationSOUZA, Dóris Helena de. Deslugarização : a provisoriedade das conversações na singularidade dos fios. 2007. 184 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3831-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta o resultado de uma investigação realizada por quatro anos com alunas/professoras de um curso de Pedagogia, que até 2006 habilitava-as para a docência de anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo analisa as práticas destas alunas/professoras, no sentido de perceber que a experiência de estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna envolve relações que ora capturam, ora libertam quem a vive, uma vez que esta experiência é um movimento de permanente vir a ser, tese deste trabalho. Esta tese relaciona o movimento de deslugarização com o contar de si e do outro de diferentes modos. Este trabalho é marcado pelo diálogo com teóricos como Foucault, Certeau, Bhabha, Marc Àuge e outros que se referem às relações de amizade no processo de ensinar e aprender. Junto a estas teorizações, problematiza-se a possibilidade estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna pelos dispositivos que compuseram o material empírico analisado: os memoriais de vida, as expectativas em relação à prática docente e as cartas pedagógicas. Todos eles parte integrante dos Relatórios Finais de estágio docente. O estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna contrapõe-se, neste trabalho, ao ser professora e estar aluna, pois esta é a diferença que o movimento de deslugarização busca tornar diferentepor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390172.pdf: 782312 bytes, checksum: 34dfc2dcfd8930d10be04120887bda6b (MD5) Previous issue date: 2007-01-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12831/390172.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPEDAGOGIApor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectRELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOpor
dc.subjectRELAÇÕES INTERPESSOAISpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDeslugarização : a provisoriedade das conversações na singularidade dos fiospor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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