Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3831
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Dóris Helena de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701064D1 | por |
dc.contributor.advisor1 | Abrahão, Maria Helena Menna Barreto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:53Z | - |
dc.date.available | 2007-05-21 | - |
dc.date.issued | 2007-01-12 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Dóris Helena de. Deslugarização : a provisoriedade das conversações na singularidade dos fios. 2007. 184 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3831 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta o resultado de uma investigação realizada por quatro anos com alunas/professoras de um curso de Pedagogia, que até 2006 habilitava-as para a docência de anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo analisa as práticas destas alunas/professoras, no sentido de perceber que a experiência de estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna envolve relações que ora capturam, ora libertam quem a vive, uma vez que esta experiência é um movimento de permanente vir a ser, tese deste trabalho. Esta tese relaciona o movimento de deslugarização com o contar de si e do outro de diferentes modos. Este trabalho é marcado pelo diálogo com teóricos como Foucault, Certeau, Bhabha, Marc Àuge e outros que se referem às relações de amizade no processo de ensinar e aprender. Junto a estas teorizações, problematiza-se a possibilidade estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna pelos dispositivos que compuseram o material empírico analisado: os memoriais de vida, as expectativas em relação à prática docente e as cartas pedagógicas. Todos eles parte integrante dos Relatórios Finais de estágio docente. O estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna contrapõe-se, neste trabalho, ao ser professora e estar aluna, pois esta é a diferença que o movimento de deslugarização busca tornar diferente | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390172.pdf: 782312 bytes, checksum: 34dfc2dcfd8930d10be04120887bda6b (MD5) Previous issue date: 2007-01-12 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12831/390172.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PEDAGOGIA | por |
dc.subject | PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO | por |
dc.subject | RELAÇÕES INTERPESSOAIS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Deslugarização : a provisoriedade das conversações na singularidade dos fios | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
390172.pdf | Texto Completo | 763,98 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.