Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3829
Tipo do documento: Dissertação
Título: Religiosidade humana e fazer educativo
Autor: Scussel, Marcos André 
Primeiro orientador: Mosquera, Juan José Mouriño
Resumo: Partindo do entendimento de que o homem é um ser religioso, o presente estudo buscou construir uma compreensão da relação entre a religiosidade humana e o fazer educativo. Desenvolveu-se com um grupo de alunas/educadoras do Curso Normal que foram acompanhadas durante o processo de formação e em sua prática de estágio. Fazendo uma leitura da religiosidade neste mundo fragmentado e dessacralizado, em que o sagrado encontra-se, muitas vezes, camuflado na realidade profana, percebe-se que há um retorno ao estudo e à vivência da espiritualidade. Por isso, são lançados outros olhares sobre a religiosidade, a partir da física, da psicologia, da filosofia e da teologia. Dialogou-se sobre o desenvolvimento espiritual, relacionando vida e educação, desenvolvimento da fé e desenvolvimento moral em busca de uma teoria de tudo. Buscou-se compreender que espiritualidade, educação, ética e vida se tecem junto, construindo uma vida integrada e complexa. Optando por uma abordagem qualitativa de estilo participante, pesquisou-se a dimensão da religiosidade humana e, posteriormente, da prática educativa de um grupo de sete alunas do Curso Normal em atividades desenvolvidas no componente curricular de Didática do Ensino Religioso. Os dados necessários foram coletados através de memoriais descritivos da vivência religiosa pessoal, de partilhas em aulas e através de uma entrevista durante o período de estágio docente das educadoras. Utilizou-se a análise textual enquanto ferramenta para compreender, interpretar e apresentar os resultados da pesquisa, através de sete categoriais a priori dos fatores do Inventário Espiritual respondido por elas. Da análise das entrevistas emergiram três categorias: o mundo dos alunos, o significado do trabalho no Ensino Religioso e a religiosidade do educador e a sua prática pedagógica. O pensamento de Paul Tillich de que fé é estar possuído por aquilo que nos toca incondicionalmente e é um ato da pessoa como um todo, ajudou a compreender o fenômeno religioso e a manifestação da fé na vida, mostrando a dinâmica da fé humana na partilha do ser em seu fazer educativo. A prática de estágio das educadoras possibilitou o desenvolvimento de aulas de Ensino Religioso, trabalhando a dimensão religiosa do homem. Um olhar para a História do Ensino Religioso no Brasil e para a experiência das educadoras possibilitou vislumbrar caminhos para formação de professores neste componente curricular e para o desenvolvimento de uma educação ética, humana e espiritual.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO E RELIGIÃO
RELIGIOSIDADE

PRÁTICA DE ENSINO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SCUSSEL, Marcos André. Religiosidade humana e fazer educativo. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3829
Data de defesa: 11-Jan-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
388465.pdfTexto Completo873,31 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.