Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3826
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Tatiana Fruscalso dos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4294522Z7por
dc.contributor.advisor1Fernandes, Cleoni Maria Barboza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0233489763906464por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:51Z-
dc.date.available2015-03-17-
dc.date.issued2015-01-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Tatiana Fruscalso dos. A escola de educação básica e a formação inicial em pedagogia: um estudo de caso. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3826-
dc.description.resumoO presente estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Políticas e Práticas em Educação, e caracteriza-se por ser uma pesquisa de cunho qualitativo, com o objetivo de problematizar a importância da escola de Educação Básica na formação dos professores em formação. Ele busca interagir e compreender como acontecem as práticas de ensino e estágios curriculares supervisionados nas escolas de Educação Básica. Destaco como pontos importantes a trajetória da formação docente no Brasil, a relação da Escola de Educação Básica com a Universidade, os Professores em Formação, Professores Titulares das Turmas e Professores Supervisores das Escolas Pesquisadas, cujos relatos de experiências contribuíram com esta pesquisa. Os aportes teóricos ancoram-se, principalmente, em autores como Pimenta (2000, 2001 e 2004), Nóvoa (1999, 1995), Morosini (2006, 1992), Arroyo (2000), entre outros. Este trabalho constitui-se em um estudo de caso do tipo etnográfico caracterizado pela descrição da cultura escolar (André, 2012). O resultado disso mostra a importância da inserção de professores em formação no ambiente escolar e aponta para uma relação, quase inexistente, entre as instituições formadoras escola e universidade e o desejo, por parte das escolas estudadas, de que essa relação aconteça de forma efetiva, aprimorando os estudos, as práticas e os fazeres pedagógicos dos profissionais já atuantes na escola de educação básica, bem como dos professores em formação durante todo o curso.por
dc.description.abstractThis study is part of the Training Research Line, Policy and Practice in Education, and it is characterized by being a qualitative research, in order to discuss the importance of the school of Basic Education in the training of teacher trainees. It seeks to interact and understand how happen the teaching practices and curriculum supervised internships in basic education schools. Highlight important points as the trajectory of teacher education in Brazil, the relationship of the School of Basic Education with the University, Teachers in Training, Professors and Teachers Supervisors, whose accounts of experiences contributed to this research. The theoretical contributions anchor up mainly of authors such as Pimenta (2000, 2001 and 2004), Nóvoa (1999, 1995), Morosini (2006, 1992), Arroyo (2000), among others. This work is in an ethnographic case study characterized by the description of the school culture (André 2012). The result shows the importance of training teachers insertion in the school environment and points to a relationship, almost non-existent, between training institutions - school and university - and the desire on the part of the schools studied, that this relationship happen so effective, improving the studies, practices and pedagogical doings of professionals already working in primary education schools and teacher training throughout the course.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 466438.pdf: 1277341 bytes, checksum: 00e541388107a06db34699ea84fe94ef (MD5) Previous issue date: 2015-01-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12963/466438.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectPEDAGOGIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA escola de educação básica e a formação inicial em pedagogia: um estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
466438.pdfTexto Completo1,25 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.