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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3808
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Ensaios para além da representação : palavras e rostos de pessoas analfabetas |
Autor: | Gomes, Vanise dos Santos |
Primeiro orientador: | Engers, Maria Emília Amaral |
Resumo: | A presente tese consiste no estudo junto a seis sujeitos analfabetos moradores do município de São José do Norte/RS e busca uma compreensão de tais sujeitos para além das representações sociais que os qualificam como inferiores. O estudo é caracterizado como qualitativo de cunho etnográfico com elementos, também, da auto-etnografia e utiliza-se da Análise Textual como metodologia de análise dos dados coletados. Tais dados constituem-se, principalmente, de observações registradas em diário de campo, dispondo-se, ainda, de entrevistas realizadas com os participantes da investigação. Inspirada em autores cujos estudos direcionam-se para a representação, identidade, alteridade e exclusão social, busco argumentar que o encontro com a alteridade é um caminho possível de ser construído a partir do acolhimento do outro, indo além de todas as representações que o definem como analfabeto e de tudo o que é, sobre o termo, suposto. Neste contexto, autores como Emmanuel Levinas, Etelvina Nunes, Carlos Skliar, entre outros, contribuem para analisar as ações e falas dos sujeitos da investigação, de modo a aproximar-me da compreensão de sua alteridade. Enfatizo que o acolhimento do outro analfabeto pressupõe uma abertura às palavras que são proferidas a partir dele próprio por meio de um processo de constante apresentação de seu ser. Não desprezo a importância do estudo sobre a constituição social de identidades e sua relação com as formas como somos representados socialmente e representamos a nós mesmos, mas argumento no sentido de mostrar que tal estudo não dá conta, sozinho, da compreensão dos sujeitos humanos. É preciso ir além, em um movimento de acolhida destes sujeitos a partir deles próprios. Dos dados analisados, emergiram as constatações de que os sujeitos investigados dizem-se para além dos modos como têm sido representados socialmente, no momento em que falam a respeito de aspectos de particulares de seu ser, desejos, perspectivas e histórias de vida. Deste modo, contam-se com palavras originais, muitas vezes desconsideradas em discursos que os pretendem representar como sujeitos incultos, inferiores e incapazes de pensar criticamente a respeito de si e do meio social em que vivem. Mesmo assim, mostro que tais discursos também estão presentes em suas falas e que influenciam na forma como pensam a si. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO - RIO GRANDE DO SUL ANALFABETISMO IDENTIDADE (PSICOLOGIA) SOCIOLOGIA EDUCACIONAL |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | GOMES, Vanise dos Santos. Ensaios para além da representação : palavras e rostos de pessoas analfabetas. 2007. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3808 |
Data de defesa: | 18-Jan-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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