Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3808
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gomes, Vanise dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707969P8 | por |
dc.contributor.advisor1 | Engers, Maria Emília Amaral | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:47Z | - |
dc.date.available | 2007-04-19 | - |
dc.date.issued | 2007-01-18 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Vanise dos Santos. Ensaios para além da representação : palavras e rostos de pessoas analfabetas. 2007. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3808 | - |
dc.description.resumo | A presente tese consiste no estudo junto a seis sujeitos analfabetos moradores do município de São José do Norte/RS e busca uma compreensão de tais sujeitos para além das representações sociais que os qualificam como inferiores. O estudo é caracterizado como qualitativo de cunho etnográfico com elementos, também, da auto-etnografia e utiliza-se da Análise Textual como metodologia de análise dos dados coletados. Tais dados constituem-se, principalmente, de observações registradas em diário de campo, dispondo-se, ainda, de entrevistas realizadas com os participantes da investigação. Inspirada em autores cujos estudos direcionam-se para a representação, identidade, alteridade e exclusão social, busco argumentar que o encontro com a alteridade é um caminho possível de ser construído a partir do acolhimento do outro, indo além de todas as representações que o definem como analfabeto e de tudo o que é, sobre o termo, suposto. Neste contexto, autores como Emmanuel Levinas, Etelvina Nunes, Carlos Skliar, entre outros, contribuem para analisar as ações e falas dos sujeitos da investigação, de modo a aproximar-me da compreensão de sua alteridade. Enfatizo que o acolhimento do outro analfabeto pressupõe uma abertura às palavras que são proferidas a partir dele próprio por meio de um processo de constante apresentação de seu ser. Não desprezo a importância do estudo sobre a constituição social de identidades e sua relação com as formas como somos representados socialmente e representamos a nós mesmos, mas argumento no sentido de mostrar que tal estudo não dá conta, sozinho, da compreensão dos sujeitos humanos. É preciso ir além, em um movimento de acolhida destes sujeitos a partir deles próprios. Dos dados analisados, emergiram as constatações de que os sujeitos investigados dizem-se para além dos modos como têm sido representados socialmente, no momento em que falam a respeito de aspectos de particulares de seu ser, desejos, perspectivas e histórias de vida. Deste modo, contam-se com palavras originais, muitas vezes desconsideradas em discursos que os pretendem representar como sujeitos incultos, inferiores e incapazes de pensar criticamente a respeito de si e do meio social em que vivem. Mesmo assim, mostro que tais discursos também estão presentes em suas falas e que influenciam na forma como pensam a si. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 389384.pdf: 2288284 bytes, checksum: c063c412e8d8221ce74001ddcf86960b (MD5) Previous issue date: 2007-01-18 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12853/389384.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - RIO GRANDE DO SUL | por |
dc.subject | ANALFABETISMO | por |
dc.subject | IDENTIDADE (PSICOLOGIA) | por |
dc.subject | SOCIOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Ensaios para além da representação : palavras e rostos de pessoas analfabetas | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
389384.pdf | Texto Completo | 2,23 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.