Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3795
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSozo, Martha Luci Maria-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702686A6por
dc.contributor.advisor1Portal, Leda Lísia Franciosi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:43Z-
dc.date.available2014-04-16-
dc.date.issued2014-02-25-
dc.identifier.citationSOZO, Martha Luci Maria. Educação e espiritualidade : um estudo de caso ressignificando lideranças. 2014. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3795-
dc.description.resumoEssa Tese, Educação e Espiritualidade um estudo de caso ressignificando as lideranças, conceitua e revela nas leituras e constatações da práxis, uma alternativa que encaminha para pensamento e construção de um paradigma que contemple as necessidades de humanização para o século XXI. Na tríade que se conjuga, apresento sem estabelecer uma ordem de importância, os conceitos e significados que a educação tem para a sociedade. Na emergência para encontrar significados para o nosso viver, o estudo deixou perceber na literatura e na busca cotidiana um caminho que propõe uma vivência para a inteireza, um encontro com a espiritualidade do ser humano e o reconhecimento da inteligência espiritual, sem estar atrelada a alguma crença ou religião. A educação rebuscada em seus conceitos e práticas fundamenta, com a razão do seu status na escola e na sociedade, um ancoradouro no qual podemos alicerçar o comprometimento do ser humano, que almeja o encontro com a constante busca do saber e com a evolução espiritual. Nessa linha de pensamento e convicção, a pesquisa propõe um ressignificado às características e à função dos líderes como sujeitos inspiradores de sábias virtudes, por meio da conduta e da convivência com seus colaboradores, inspirados pela prática da meditação. A abordagem metodológica foi um estudo de caso simples, de cunho qualitativo, que estuda o fenômeno no local onde esse ocorre, ONG Brahma Kumaris, conceituada internacionalmente por seus cursos e projetos que personifica, com sua prática, esperança e certeza, a construção de um mundo mais pacífico, contribuindo para a formação de líderes que estejam dispostos a trabalhar pelas causas mais emergentes desse terceiro milênio. Utilizou-se como instrumentos a participação da pesquisadora no curso de Meditação Raja Yoga e entrevista com a coordenadora dessa ONG e professores ministrantes do referido curso, tendo como categorias emergentes: Razões e Significados na Vida dos Professores da BK, Filosofia e Valores da BK alicerçados pela Meditação e Experiências e Expectativas no Exercício da Liderança, construídas com as orientações básicas dos autores Jager, Cambi e Libâneo para Educação, Zohar, Solomon e Wilber para Espiritualidade e Robinson, Lück e Gilley para Liderança. Tais resultados permitiram construir a tese de que é emergente e possível o entrelaçamento entre Educação e Espiritualidade, tendo como alternativa o exercício da meditação Raja Yoga na prática de uma liderança que encaminhe para ressignificação do nosso viver na busca da inteireza do Ser Humano.por
dc.description.abstractThis thesis, Education and Spirituality one case study re-signifying the leads, concepts and reveals in the readings and in the find out of the praxis, an alternative that leads to the thinking and the building of a paradigm which attends XXI Century necessities of humanization. In the trilogy that is conjugated, it is presented, without established importance order, the concepts and meanings that the education has to society. In the emergency to find meanings to our lifetime, the study let to perceive in the literature and in the daily search, a way that proposes a living for the completeness, a meeting with the human being spirituality and spiritual intelligence recognition, no attached to a belief or religion. The education school and in the society, an anchorage in which it may be founded the engagement of the human being that desires the meeting with the constant knowledge search and with the spiritual evolution. At this thinking line and conviction, the research proposes a re-signifying to the leaders characteristics and functions as subjects that inspire wise virtues by means of the conduct and the acquaintance with their collaborators, inspired by the meditation practice. The methodological approach was a simple case study, of qualitative feature, which studies the phenomenon at the place in which it occurs, ONG Brahma Kumaris, internationally respected by its courses and projects, that personifies, with its practice, hope and certainty, the building of a more pacific world, contributing to the formation of leaders that are ready to work for the most emergent causes of this third millennium. The instrument used for this research was the participation of the researcher in Meditation Raja Yoga Course and an interview with this ONG coordinator and teachers that minister the referred course, having as emergent categories: Reasons and Meanings in the BK teachers life , Philosophy and Values of the BK founded by Meditation and Experiences and Expectations in the Lead Exercise, building with the basic orientations of the authors Jager, Cambi and Libaneo for Education, Zohar, Solomon and Wilber for Spirituality and Robinson, Lück and Gilley for lead. Such results let to construct the thesis of that is emergent and possible the interlace between Education and Spirituality having as alternative the meditation Raja Yoga exercise in the practice of a lead that conduct to the re-signification of our lifetime in the search of the Human Being completeness.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 457123.pdf: 1119641 bytes, checksum: 8ccc976b4fc4070d080568998875a1de (MD5) Previous issue date: 2014-02-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12835/457123.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectPEDAGOGIApor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO ESCOLARpor
dc.subjectESPIRITUALIDADEpor
dc.subjectLIDERANÇApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação e espiritualidade : um estudo de caso ressignificando liderançaspor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
457123.pdfTexto Completo1,09 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.