Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3783
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensino médio técnico integrado no IFRS Câmpus Sertão : o cuidado afetuoso nas relações do ensinar |
Autor: | Iabel, Leila de Almeida Castillo |
Primeiro orientador: | Santos, Bettina Steren dos |
Resumo: | O/a leitor/a está convidado/a a conhecer a pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Sertão, escola que ainda conserva o regime de residência, conhecido antigamente como internato. O trabalho consiste na troca de emails chamados pedagógicos, entre os/as educadores/as ensinantes dessa instituição de ensino identificando como eles/as gestam o cuidado nas relações e vivências docentes e de que forma o cuidado afetuoso se apresenta nos relatos sobre como ensinam. O método de pesquisa é o qualitativo através da análise de conteúdo (MORAES, 2003) utilizando o email pedagógico como instrumento de coleta de dados para a realização da investigação. Verificou-se que, nas relações de ensinar, fazem-se necessários o exercício do cuidado afetuoso, a prática do sentir-se bem, do bem-estar. Ao promover o cuidado afetuoso, educadores/as ensinantes são exemplo e modelo, quebrando um paradigma de que a afetividade é contrária à competência, ao profissionalismo ou à cientificidade. |
Abstract: | The reader is invited to meet the research conducted at the Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Sertão, school still preserving the system of residence , formerly known as boarding school. We used the qualitative research method through content analysis (MORAES, 2003), whose instrument for conducting the research was made through pedagogical email. To collect information were exchanged emails called pedagogical among educators, teachers of this School, seeking to know the way it is managed care relationships and experiences in teaching and also how affection is presented in reports about how teaching is done. It was found that the relationships of teaching it are necessary to the exercise of loving care, the practice of feeling well and wellness. To promote loving care teacher educators are an example and model, breaking the vicious circle that affectivity is opposing the competence, professionalism or scientific. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO ENSINO MÉDIO ENSINO TÉCNICO AFETIVIDADE PEDAGOGIA |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | IABEL, Leila de Almeida Castillo. Ensino médio técnico integrado no IFRS Câmpus Sertão : o cuidado afetuoso nas relações do ensinar. 2014. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3783 |
Data de defesa: | 6-Jan-2014 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
454719.pdf | Texto Completo | 4,54 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.