Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3783
Document type: Dissertação
Title: Ensino médio técnico integrado no IFRS Câmpus Sertão : o cuidado afetuoso nas relações do ensinar
Author: Iabel, Leila de Almeida Castillo 
Advisor: Santos, Bettina Steren dos
Abstract (native): O/a leitor/a está convidado/a a conhecer a pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Sertão, escola que ainda conserva o regime de residência, conhecido antigamente como internato. O trabalho consiste na troca de emails chamados pedagógicos, entre os/as educadores/as ensinantes dessa instituição de ensino identificando como eles/as gestam o cuidado nas relações e vivências docentes e de que forma o cuidado afetuoso se apresenta nos relatos sobre como ensinam. O método de pesquisa é o qualitativo através da análise de conteúdo (MORAES, 2003) utilizando o email pedagógico como instrumento de coleta de dados para a realização da investigação. Verificou-se que, nas relações de ensinar, fazem-se necessários o exercício do cuidado afetuoso, a prática do sentir-se bem, do bem-estar. Ao promover o cuidado afetuoso, educadores/as ensinantes são exemplo e modelo, quebrando um paradigma de que a afetividade é contrária à competência, ao profissionalismo ou à cientificidade.
Abstract (english): The reader is invited to meet the research conducted at the Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Sertão, school still preserving the system of residence , formerly known as boarding school. We used the qualitative research method through content analysis (MORAES, 2003), whose instrument for conducting the research was made through pedagogical email. To collect information were exchanged emails called pedagogical among educators, teachers of this School, seeking to know the way it is managed care relationships and experiences in teaching and also how affection is presented in reports about how teaching is done. It was found that the relationships of teaching it are necessary to the exercise of loving care, the practice of feeling well and wellness. To promote loving care teacher educators are an example and model, breaking the vicious circle that affectivity is opposing the competence, professionalism or scientific.
Keywords: EDUCAÇÃO
ENSINO MÉDIO
ENSINO TÉCNICO
AFETIVIDADE
PEDAGOGIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: IABEL, Leila de Almeida Castillo. Ensino médio técnico integrado no IFRS Câmpus Sertão : o cuidado afetuoso nas relações do ensinar. 2014. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3783
Issue Date: 6-Jan-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
454719.pdfTexto Completo4.54 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.