Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3767
Document type: | Dissertação |
Title: | Pedagogia do significado : contribuições à intervenção precoce em bebês com deficiência visual |
Author: | Roveda, Patrícia Amélia ![]() |
Advisor: | Santos, Bettina Steren dos |
Abstract (native): | Este estudo teve como objetivo verificar aspectos do desenvolvimento do bebê com deficiência visual e seu atendimento em intervenção precoce. Os sentimentos e a relação das mães com seu bebê também ocuparam um espaço privilegiado nesta pesquisa, em razão do importante papel que estas desempenham durante o processo de desenvolvimento infantil. Para a realização desta investigação, optou-se pela pesquisa qualitativa, envolvendo estudo de caso, para a qual foram entrevistadas sete mães de crianças deficientes visuais e três profissionais capacitados para o trabalho de intervenção precoce com bebês que apresentam esta deficiência. A análise dos discursos dos entrevistados foi realizada a partir da metodologia direcionada para este fim, na qual os depoimentos foram organizados em categorias e subcategorias. A inter-relação dos dados coletados, possibilitada pela análise textual qualitativa, permitiu o confronto com a fundamentação teórica, confirmando algumas questões apresentadas pelos autores pesquisados. A conclusão apresenta respostas às questões norteadoras, definidas no início desta pesquisa, e finaliza com algumas sugestões para a melhoria do trabalho de intervenção oferecido à população. Esperamos que os resultados desta pesquisa possam contribuir definitivamente para a melhoria da qualidade de vida dos bebês deficientes visuais e suas famílias, pela possibilidade do aproveitamento destes estudos no planejamento de serviços de intervenção precoce |
Keywords: | EDUCAÇÃO ESPECIAL PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL - EDUCAÇÃO BEBÊS - EDUCAÇÃO PAIS E FILHOS DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Educaç |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | ROVEDA, Patrícia Amélia. Pedagogia do significado : contribuições à intervenção precoce em bebês com deficiência visual. 2007. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3767 |
Issue Date: | 15-Jan-2007 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
388463.pdf | Texto Completo | 1.73 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.