Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3765
Document type: | Dissertação |
Title: | Reflexões sobre o significado da escola amigos do verde na vida de pais, alunos e educadores |
Author: | Carneiro, Sílvia Lignon ![]() |
Advisor: | Santos, Bettina Steren dos |
Abstract (native): | Este estudo é uma reflexão sobre o significado da Escola Amigos do Verde na vida de pais, alunos e educadores. Os objetivos foram compreender a repercussão da Escola Amigos do Verde na vida de pessoas que conviveram neste ambiente escolar. O método utilizado é o qualitativo e a coleta de dados foi feita através de vinte entrevistas individuais semi-estruturadas entre quatro pais atuais e quatro pais de alunos que estudaram na Escola, três educadores atuais e três educadores que trabalharam na Escola e seis ex-alunos. Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo que gerou as seguintes categorias: encontro na amorosidade; práticas de deslocamentos para a transformação; sementes ao vento. Os resultados demonstram: os pais percebem a Escola como uma continuidade na educação de seus filhos, como também consideram a Escola reforço e parceria nesse processo educacional; educadores identificam-se com a Escola e se descobrem como pessoa e profissional; alunos lembram com reflexão e amorosidade o primeiro dia de aula e suas descobertas; a alimentação naturalista, no cotidiano escolar, comprovou uma reversão ou intensificação de hábitos mais conscientes e saudáveis; pais, alunos e professores demonstram que através deste espaço de convivência diferenciado a aprendizagem se tornou mais significativa; pais acreditam que a passagem pela Escola Amigos do Verde gerou e ainda gera muitas sementes germinadas; professores constatam seu comprometimento no desenvolvimento dos alunos, como também em seu próprio; alunos relatam sentirem-se acolhidos e respeitados no ambiente escolar, considerando a Escola um espaço diferente |
Keywords: | EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENSINO FUNDAMENTAL DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Educaç |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | CARNEIRO, Sílvia Lignon. Reflexões sobre o significado da escola amigos do verde na vida de pais, alunos e educadores. 2007. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3765 |
Issue Date: | 18-Jan-2007 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
388461.pdf | Texto Completo | 534.9 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.