Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3723
Tipo do documento: Dissertação
Título: Experiência estética e fotografia no cotidiano de alunos da EJA: possíveis relações com o ensino da arte
Autor: Loguercio, Nina Magalhães 
Primeiro orientador: Pereira, Marcos Villela
Resumo: A presente dissertação descreve o processo de investigação sobre a vivência de experiências estéticas e as relações com a fotografia estabelecidas no cotidiano de alunos Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal localizada na periferia de Porto Alegre. A mobilização para a realização da pesquisa surgiu a partir da constatação da ausência de interesse e de disponibilidade para o aprendizado evidenciada pelos alunos dessa modalidade de ensino, sobretudo aqueles mais jovens, nas aulas de Artes Visuais e, por vezes, em todas as áreas do conhecimento. Foram formuladas, então, as seguintes questões: como se configuram as experiências estéticas que os alunos da EJA vivenciam em seus cotidianos? Que relações estabelecem com as imagens fotográficas que apreciam e produzem? A partir das quais se pretendia pensar nas possibilidades de entrelaçamento entre fotografia e experiência estética e nas eventuais contribuições advindas desse entrelaçamento para a aproximação dos alunos com o ensino da arte. A coleta dos dados foi realizada através de uma série de encontros com um grupo de alunos das séries finais dessa modalidade, conduzidos à maneira de grupo focal e, em ocasiões, a partir de foto-elicitação. Os dados obtidos, consistindo de um conjunto de transcrições de entrevistas e de um grupo de imagens selecionadas e comentadas em seu decorrer, foram analisados qualitativamente, através de análise textual discursiva, e discutidos a partir de referencial teórico relativo aos temas tratados. Foram tratadas como possíveis experiências estéticas aquelas situações vivenciadas pelos alunos que de algum modo oferecem-se como contraponto às reações e vivências habituais. Considerou-se, portanto, a noção de que experiências estéticas significativas podem ser vividas fora do âmbito artístico, ainda que esse constitua seu campo por excelência. A fotografia foi reconhecida enquanto uma prática que se estabelece no contexto de vida dos alunos de modo fortemente determinado por convenções sociais, mas que, ao mesmo tempo, apesar de regida por inúmeras regras tácitas, pode contribuir devido à sua inerente complexidade, para o acontecimento de experiências estéticas. O ensino da arte foi abordado a partir da necessidade de buscar-se uma aproximação com imagens e contextos da vida dos alunos sem, contudo, descuidar-se da promoção de experiências estéticas como uma das tarefas fundamentais desse ensino. Reconheceu-se, ainda, a contribuição de alguns artistas contemporâneos que trabalham com a fotografia para o estabelecimento dessas conexões. Por fim, pensamos no ensino da arte que reconhece e procura explorar seu importante papel enquanto contribuição para a formação de subjetividades oferecendo uma ampliação de repertórios artísticos e estéticos e, por conseguinte, auxiliando no estabelecimento de novas possibilidades de compreensão de si, do outro, da arte, do mundo.
Abstract: This dissertation describes the research on the aesthetic experiences and the relationship established with photography in the daily lives of EJA (Education of Youngsters and Adults) students of a public school located at the periphery of Porto Alegre. The mobilization for the research emerged from the observation of the lack of interest and willingness to learn as evidenced by these students, especially the younger ones, not only in visual arts classes, but at times in all knowledge areas. The following questions were thus formulated: how do aesthetic experiences take place in their lives? What kind of relations do they establish with images they create and appreciate on a daily basis? From which it was intended to think about the possible entanglement between photography and the aesthetic experience and the coming contribution from this interlace to the approach of students with art education. The collection of data was performed through a series of meetings with an ensemble of upper grade EJA students, conducted in the manner of focus groups and, on occasion, from photo-elicitation. The data, consisting of a set of transcripts of interviews and a group of images selected and commented on their course, were analyzed qualitatively through discursive and textual analysis and discussed based on theoretical reference relating to the addressed issues. Those situations lived by the students which somehow offer themselves as a counterpoint to their usual reactions and experiences have been considered as possible aesthetic experiences. It was considered, therefore, that significant aesthetic experiences can be lived outside the realm or art, even if it constitutes its field of excellence. Photography was recognized as an established practice in the context of students lives, which in this context is strongly determined by social conventions. But at the same time, although regulated by many tacit rules, photography can also contribute, due to its inherent complexity, to the occurrence of aesthetic experiences. The teaching of art has been approached from the need to seek an approximation with images and contexts of students lives, but simultaneously without neglecting the promotion of aesthetic experiences as one of the fundamental tasks in arts teaching. The contribution of contemporary artists working with photography for the establishment of these connections was also taken into account. Ultimately we think of an art education which recognizes and attempts to explore its role as an important contribution to the formation of subjectivities offering an expanding repertoire of artistic and aesthetic and therefore assisting in the establishment of new possibilities for the understanding of oneself, of one another, of the art and of the world.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
ARTES VISUAIS
ARTE - ENSINO
APRENDIZAGEM - ESTRATÉGIAS
FOTOGRAFIA (EDUCAÇÃO)
ESTÉTICA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LOGUERCIO, Nina Magalhães. Experiência estética e fotografia no cotidiano de alunos da EJA: possíveis relações com o ensino da arte. 2011. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3723
Data de defesa: 21-Dez-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
438679.pdfTexto Completo4,35 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.