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Tipo do documento: Tese
Título: A inteireza do ser: uma perspectiva transdisciplinar na autoformação de educadores
Autor: Andrade, Izabel Cristina Feijó de 
Primeiro orientador: Portal, Leda Lísia Franciosi
Resumo: Esta pesquisa tem o propósito de visualizar pontos de referência para uma formação integral dos educadores a partir de uma reflexão sobre os fundamentos epistemológicos da transdisciplinaridade que podem estar vinculados ao processo de autoformação. Para tanto, foi necessário analisar esses fundamentos; traçar pontos de referência para uma formação integral que simbolize a inteireza do ser; caracterizar quem são os formadores transdisciplinares e quais as suas experiências que podem estar vinculadas à formação dos educadores para a inteireza do ser; e, analisar os aspectos humanos e existenciais como parte integrante da autoformação dos educadores transdisciplinares. Essas intenções são sustentadas pelo seguinte questionamento: que significados estão abrigados nos fundamentos epistemológicos da transdisciplinaridade que necessitam ser compreendidos e percebidos em suas articulações com a autoformação do educador? Esta busca está centrada na ideia de inteireza entendida na construção do conhecimento não resultante apenas de experiências trazidas de fora para dentro, de exigências externas individuais ou coletivas, mas também de dentro para fora, da essência do próprio educador, a partir de seus interesses, necessidades, valores, imaginação, intuição, crenças, saberes, vinculando-se à sua própria existencialidade. Nesta pesquisa, escolhi trilhar um caminho pelas experiências vividas pelo CETRANS (Centro de Estudos Transdisciplinares) e pela UNIPAZ (Universidade Holística Internacional). Essas duas instituições, cada uma na sua especificidade, têm como foco o rigor, a abertura e a tolerância para uma formação transdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo transdisciplinar, a partir de duas vivências Grupo Focal com educadores com formação transdisciplinar e Entrevista em Profundidade com os formadores transdisciplinares. A tese se sustenta na perspectiva de que é possível, ao o educador que toma consciência de si e de suas experiências de vida, buscar o seu próprio processo heteroecoautoformativo, constituindo-se numa experiência de ser-sendo-no-mundo-com-os-outros. Por isso a necessidade de engendrar uma proposta pedagógica de autoformação transdisciplinar integral, que transcenda os aspectos subjetivos, objetivos, interobjetivos e intersubjetivos da formação. Assim, esta pesquisa serviu para mostrar que é viável e possível a construção de uma proposta de formação transdisciplinar integral pautada na autoformação. Isso requer autonomia, alternância, parceria e competência e envolve a dimensão individual, comportamental, cultural, social e espiritual, que se configuram como uma exigência da sociedade do nosso tempo.
Abstract: This Thesis looks up points of reference for a comprehensive formation of educators in order to think about epistemological basis of transdisciplinarity, which can be linked to the self-formation process. Thus, it was necessary to analyze the epistemological basis of transdisciplinarity that may be related to self-formation; to figure points of reference for integral formation that symbolizes the wholeness of being, to characterize who are transdisciplinary educators and what are their experiences that may be linked to the formation of educators for the wholeness of human being, and to examine the human aspects and existential self-education as an integral part of the transdisciplinary educators. These intentions are supported by the following question: What meanings are embedded in the epistemological basis which need to be understood and perceived in their links with the self-education of the educator? This search is centered on the wholeness idea understood in building of knowledge generated not as a result only from experiences brought from environment to inside, of individual or collective external demands, nevertheless also from inside, from the proper essence of the educator, from his/her interests, needs, values, imagination, intuition, beliefs, knowledge, linking them to his own existentiality. In this approach, I chose to take as reference the experience of CETRANS (Center for Transdisciplinary Studies) and UNIPAZ (International Holistic University). Both institutions, each in its specificity, have focused on rigor, openness and tolerance for considering transdisciplinarity. It is an transdisciplinary qualitative research, from two experiences - a focus group with educators with interdisciplinary formation, and in-depth interview with the formers. The thesis holds the belief that it is possible for the educator, who becomes aware of himself and his life experiences, to make their own hetero-eco-self-formation process up, constituting an experience of be-being-in-the-world-with-others. Thus, the need to set a pedagogical proposal of a general transdisciplinary sef-formation that transcends the subjective aspects, objectives, and interobjectives and intersubjectives of formation. Thereby, this research has served to show that is feasible and possible to build a proposal of transdisciplinar formation based on the self-formation. This requires autonomy, interchange, partnership and expertise and it involves the individual dimension, behavioral, cultural, social and spiritual, which are demands of nowadays society.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCADORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
TRANSDISCIPLINARIDADE
PEDAGOGIA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ANDRADE, Izabel Cristina Feijó de. A inteireza do ser: uma perspectiva transdisciplinar na autoformação de educadores. 2011. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3716
Data de defesa: 14-Dez-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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