Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3705
Document type: Dissertação
Title: Diálogos em roda : uma práxis pedagógica possível com a educação formal e não formal
Author: Machado, Maria Elisabete 
Advisor: Freitas, Ana Lúcia Souza de
Abstract (native): A presente pesquisa buscou desvelar o potencial transformador da práxis pedagógica nos Diálogos em Roda. Essa é uma perspectiva metodológica inédito-viável, que se realiza em função do compromisso com os sujeitos da pesquisa. Assumindo Paulo Freire como referência central, compreende-se que é possível, no movimento dos diálogos em roda, por meio de uma práxis alicerçada na reflexão sobre a prática, constituir um processo educativo emancipatório, de modo a promover a tomada de consciência e o empoderamento dos sujeitos. A pesquisa realizou-se a partir das experiências da pesquisadora com uma trilogia de rodas: a Roda Cultural de Leituras Freireanas, como grupo de pesquisa na Universidade; a Roda realizada no espaço não formal, na partilha da experiência com educadores/as do Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente (MDCA); e, especialmente, a Roda realizada em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, na experiência da pesquisadora como educadora alfabetizadora. Resulta desta pesquisa a compreensão de que os diálogos em roda, com o apoio do diário de pesquisa, contribuem para minimizar a distância nas relações que se estabelecem entre educador e educandos e para fortalecer as aprendizagens. Os conteúdos que contribuem para este processo emergem da análise dos dados procedentes dos diários de pesquisa dos educandos. Pôde-se perceber o diálogo como um conteúdo procedimental e a confiança como um conteúdo atitudinal, ambos importantes contribuições para a aprendizagem. Nesse sentido, é responsabilidade do educador, juntamente com os educandos, criar na sala de aula um ambiente de diálogo e de confiança.
Abstract (english): La presente pesquisa intento descubrir el potencial transformador de la praxis pedagógica en los Diálogos en Rueda. Se trata de una perspectiva metodológica inaudito viable que se realiza de acuerdo al compromiso con las personas de la pesquisa. Teniendo Paulo Freire como referencia central, se comprende que es posible, en el movimiento de los diálogos en rueda, por medio de una práxis basada en la reflexión sobre la práctica, constituir un proceso de educación emancipadora a fin de promover la conciencia y la potenciación de los sujetos. La pesquisa fue realizada a partir de las experiencias de la investigadora con una trilogía de ruedas: la Rueda Cultural de Lecturas Freireanas, como grupo de investigación en la Universidad; la Rueda celebrada en el espacio no formal, en el intercambio de la experiencia con educadores/as del Movimiento por los Derechos del Niño y del Adolescente (MDCA) y, especialmente, la Rueda realizada en una Escuela Estatal de Enseñanza Fundamental, em la experiencia de la investigadora como educadora alfabetizadora. Resulta de esta pesquisa la comprensión de que los diálogos en rueda, con el apoyo del diario de pesquisa, contribuyen a minimizar la distancia en las relaciones que se establecen entre educador y educandos y para fortalecer el aprendizaje. Los contenidos que contribuyen a este proceso surgen del análisis de los datos procedentes de los diarios de pesquisa de los educandos. Se puede percibir el diálogo como un contenido procesal y la confianza como un contenido atitudinal, ambos importantes contribuciones para el aprendizaje. En este sentido es responsabilidad del educador, junto con los educandos, crear en clase un ambiente de dialogo y de confianza.
Keywords: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO FORMAL
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
APRENDIZAGEM
ENSINO - METODOLOGIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: MACHADO, Maria Elisabete. Diálogos em roda : uma práxis pedagógica possível com a educação formal e não formal. 2012. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3705
Issue Date: 9-Jan-2012
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
437479.pdfTexto Completo3.99 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.