Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3696
Tipo do documento: Dissertação
Título: As marcas de correção em cadernos escolares do curso primário do Colégio Farroupilha/RS 1948/1958
Autor: Jacques, Alice Rigoni 
Primeiro orientador: Bastos, Maria Helena Câmara
Resumo: Esta pesquisa analisa as marcas de correção presentes nos cadernos escolares de quatro alunos do Curso Primário do Colégio Farroupilha de Porto Alegre/RS no período de 1948 a 1958. Nesta análise, o olhar esteve voltado para as palavras, frases, imagens e sinais gráficos utilizados pelos professores e alunos na correção das atividades escolares registradas nos cadernos escolares pelas professoras primárias. Estes documentos, que representam um marco no território da criança, integram a memória da escola onde, a partir das marcas de correção, expressam uma prática discursiva reveladora das relações de ensino e de aprendizagem da instituição. Do ponto de vista metodológico, procurei realizar uma análise bibliográfica, entrevista, mapeamentos, classificação e categorização dos recados, expressões escritas, notas, conceitos, cores e artefatos, como carimbos e figurinhas, usados pelas professoras no principal instrumento da escrita escolar que são os cadernos. Os dados para a pesquisa foram coletados em 249 cadernos escolares pertencentes ao Memorial De Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha. Este estudo objetiva perceber de que modo os professores se apropriavam dessa prática e se elas representavam um discurso escolar da época, bem como buscar converter o cotidiano escolar em história. As considerações finais se centram no sentido que estas marcas de correção são marcos de avaliação da aprendizagem, pois foram sempre registradas de modo visível e reconhecidas pela comunidade escolar. Como representações simbólicas da presença do outro, elas indicam o julgamento do professor, da escola, da sociedade. Estas marcas de correção ou o modo como era mostrado os erros para o aluno, se davam também pela troca com os outros professores, pelos cursos de formação e capacitação, mas principalmente pela experiência e contato diário com os alunos e com as outras professoras ao longo dos anos.
Abstract: The research analyses the correction marks of four student‟s notebooks. They studied at Colégio Farroupilha Primary‟s Course, and the notebooks were used by them from 1948 to 1958. This research focused on the words, sentences, images and graphic signs used by teachers and students during the school activities correction, which was done by the primary teachers. This documents, which represent a mark of children‟s world, have the memories of the school, and through the correction marks show the discursive practice revealing the relation between teaching and learning at Farroupilha. Through a methodological point of view, I tried to make a bibliographic analysis; make an interview; map; classify and categorize notes, concepts, colors, stickers and stamps used by the teachers on the notebooks. The data used for the research was collected in 249 students notebooks, which belong to Memorial De Deutscher Hilfsverein. This study has as objective discover how the teachers used to learn this practice, if they used to be normal in those days, and finally, convert the usual ways of correction they had, in history. The correction marks are important because they are landmarks of learning valuations. They were always registered in a visual way and recognized by school community. Just like symbolic representations, they show professor, school, and society‟s judgement. The different ways chosen by the teachers to show the students they made a mistake used to vary depending on things like teacher‟s different graduations, exchange of knowledge, and mostly the experience, based on the contact with the students and other teachers over the years.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDIZAGEM ESCOLAR
CULTURA POPULAR
AVALIAÇÃO ESCOLAR
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: JACQUES, Alice Rigoni. As marcas de correção em cadernos escolares do curso primário do Colégio Farroupilha/RS 1948/1958. 2011. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3696
Data de defesa: 21-Out-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
435127.pdfTexto Completo3,6 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.