Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3675
Document type: Tese
Title: Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos
Author: Vieira, Josimar de Aparecido 
Advisor: Morosini, Marília Costa
Abstract (native): Neste trabalho de pesquisa é apresentada uma leitura crítica e analítica de caminhos possíveis para uma educação de qualidade na formação inicial de pedagogos. Busca contribuir para a reflexão sobre as questões que se colocam, presentemente, na formação inicial de pedagogos, colaborando na construção de fundamentos político-pedagógicos dos cursos de Pedagogia. Para isto, foram analisados os principais indicadores de qualidade formulados e apontados para o processo de formação inicial de pedagogos e com isso, destacado referências, ações e condições essenciais à melhoria desse processo. Partiu-se do pressuposto que a qualidade da formação inicial de pedagogos necessita ser analisada e revista no sentido de se extrapolar o reducionismo técnico presente e direcionar as ações com base em dimensões valorativas, ideológicas e políticas, necessárias à melhoria do processo de formação inicial de pedagogos. Os caminhos trilhados nesse trabalho de pesquisa se fundamentaram na abordagem de pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio dois movimentos: a pesquisa bibliográfica, que fundamentou e orientou todo o trabalho e a pesquisa de campo, envolvendo estudo de caso. Foram protagonistas desta pesquisa os egressos do curso de Pedagogia da Unochapecó que foram envolvidos na formação inicial de pedagogos desencadeado entre os anos 2000 e 2009. Os dados qualitativos foram obtidos por meio da aplicação de questionário e da análise de documentos oficiais (legislações e apontamentos oriundos de organismos multilaterais) relacionados ao tema de pesquisa. A análise dos dados obtidos dos questionários foi feita através da organização de tabelas que permitiu uma visualização mais objetiva e facilitou a identificação de problemas e os dados das perguntas abertas, foram examinados com base na análise de conteúdo. Já a análise de documentos consistiu no exame de textos e declarações existentes relacionados com o curso de Pedagogia que auxiliaram tanto no desenvolvimento da pesquisa bibliográfica quanto na de campo. Envolvido nesta análise, este trabalho aponta dimensões e indicadores de qualidade considerados como uma provocação inicial de um processo que envolve outras discussões necessárias para que o curso de Pedagogia obtenha o devido reconhecimento e possa garantir qualidade na formação dos pedagogos. Trazendo a formação inicial de pedagogos para essa reflexão, tem-se de considerar que se trata de um processo que envolve qualidades. A especificidade e a multidimensionalidade da atuação profissional do pedagogo suscitam um processo de formação inicial que inclua a reflexão sobre: a) os parâmetros de qualidade utilizados nas principais mudanças ocorridas com o processo de formação do pedagogo durante a história da educação superior e do curso de Pedagogia; b) os movimentos e preocupações com a qualidade da formação inicial de pedagogos nas políticas da educação superior existentes atualmente; c) os impactos gerados com o desenvolvimento da qualidade no processo de formação inicial de pedagogos e d) as referências, ações e condições essenciais que são necessárias à melhoria do processo de formação inicial de pedagogos.
Keywords: ENSINO SUPERIOR
PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO - QUALIDADE
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: VIEIRA, Josimar de Aparecido. Qualidade da formação inicial de pedagogos : indicadores na visão de egressos. 2011. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3675
Issue Date: 11-Jan-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
430601.pdfTexto Completo1.23 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.