Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3672
Document type: Dissertação
Title: Boas práticas pedagógicas : dilemas e transformações de educadores e educandos do projovem urbano
Author: Teixeira, Ana Cristina Sofiati 
Advisor: Vitória, Maria Inês Côrte
Abstract (native): Este trabalho de pesquisa analisa os fatores que possibilitam mudanças transformadoras nos educadores e educandos, jovens de 18 a 29 anos, que participam do Projovem Urbano - Programa do Governo Federal cuja finalidade é promover a inclusão social de jovens que, apesar de alfabetizados, não concluíram o Ensino Fundamental - buscando sua re-inserção social na escola e no mundo do trabalho. Acredita-se que através da vivência de boas práticas pedagógicas é possível superar o que foi pensado teoricamente no Projeto Político Integrado do Programa, assim como os dilemas e dificuldades, proporcionando através da Educação a re-inserção dos sujeitos envolvidos no Programa. O reposicionamento proposto pelo ProJovem Urbano está alicerçado no tripé apresentado como base do programa: Educação Básica, Qualificação Profissional e Participação Cidadã. Necessita reposicionar-se cognitivamente, com a construção de novos saberes e a conclusão do Ensino Fundamental, no mundo do trabalho, reconhecendo seus direitos e deveres e como estes foram sendo construídos historicamente e no processo de cidadania. Para tanto, a investigação se centrará em analisar quais vivências de boas práticas pedagógicas são desenvolvidas no Projovem que proporcionam o reposicionamento dos sujeitos envolvidos. Cabe destacar que o presente estudo adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, seguindo os princípios da pesquisa-participante. Para pesquisar vivências de boas práticas pedagógicas que proporcionem o reposicionamento dos sujeitos envolvidos escolhi uma escola localizada na cidade de Cachoeirinha. em uma das muitas comunidades carentes desta cidade, em que as dificuldades já estão anunciadas e denunciadas pelas situações de moradia e de violência e pela falta de condições básicas normais em comunidades que não são planejadas.Os instrumentos de pesquisa forma as observações, os memoriais e ao diários de aula.
Keywords: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS
INCLUSÃO SOCIAL
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: TEIXEIRA, Ana Cristina Sofiati. Boas práticas pedagógicas : dilemas e transformações de educadores e educandos do projovem urbano. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3672
Issue Date: 11-Jan-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
430430.pdfTexto Completo1.19 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.