Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3672
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Teixeira, Ana Cristina Sofiati | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4121169U4 | por |
dc.contributor.advisor1 | Vitória, Maria Inês Côrte | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739394U6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:12Z | - |
dc.date.available | 2011-04-04 | - |
dc.date.issued | 2011-01-11 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Ana Cristina Sofiati. Boas práticas pedagógicas : dilemas e transformações de educadores e educandos do projovem urbano. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3672 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa analisa os fatores que possibilitam mudanças transformadoras nos educadores e educandos, jovens de 18 a 29 anos, que participam do Projovem Urbano - Programa do Governo Federal cuja finalidade é promover a inclusão social de jovens que, apesar de alfabetizados, não concluíram o Ensino Fundamental - buscando sua re-inserção social na escola e no mundo do trabalho. Acredita-se que através da vivência de boas práticas pedagógicas é possível superar o que foi pensado teoricamente no Projeto Político Integrado do Programa, assim como os dilemas e dificuldades, proporcionando através da Educação a re-inserção dos sujeitos envolvidos no Programa. O reposicionamento proposto pelo ProJovem Urbano está alicerçado no tripé apresentado como base do programa: Educação Básica, Qualificação Profissional e Participação Cidadã. Necessita reposicionar-se cognitivamente, com a construção de novos saberes e a conclusão do Ensino Fundamental, no mundo do trabalho, reconhecendo seus direitos e deveres e como estes foram sendo construídos historicamente e no processo de cidadania. Para tanto, a investigação se centrará em analisar quais vivências de boas práticas pedagógicas são desenvolvidas no Projovem que proporcionam o reposicionamento dos sujeitos envolvidos. Cabe destacar que o presente estudo adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, seguindo os princípios da pesquisa-participante. Para pesquisar vivências de boas práticas pedagógicas que proporcionem o reposicionamento dos sujeitos envolvidos escolhi uma escola localizada na cidade de Cachoeirinha. em uma das muitas comunidades carentes desta cidade, em que as dificuldades já estão anunciadas e denunciadas pelas situações de moradia e de violência e pela falta de condições básicas normais em comunidades que não são planejadas.Os instrumentos de pesquisa forma as observações, os memoriais e ao diários de aula. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430430.pdf: 1217499 bytes, checksum: 5390670c023d1f7366b142088a38c4b7 (MD5) Previous issue date: 2011-01-11 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13269/430430.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS | por |
dc.subject | INCLUSÃO SOCIAL | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO DE ADULTOS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Boas práticas pedagógicas : dilemas e transformações de educadores e educandos do projovem urbano | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
430430.pdf | Texto Completo | 1.19 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.