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dc.creatorTeixeira, Ana Cristina Sofiati-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4121169U4por
dc.contributor.advisor1Vitória, Maria Inês Côrte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739394U6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:12Z-
dc.date.available2011-04-04-
dc.date.issued2011-01-11-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Ana Cristina Sofiati. Boas práticas pedagógicas : dilemas e transformações de educadores e educandos do projovem urbano. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3672-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa analisa os fatores que possibilitam mudanças transformadoras nos educadores e educandos, jovens de 18 a 29 anos, que participam do Projovem Urbano - Programa do Governo Federal cuja finalidade é promover a inclusão social de jovens que, apesar de alfabetizados, não concluíram o Ensino Fundamental - buscando sua re-inserção social na escola e no mundo do trabalho. Acredita-se que através da vivência de boas práticas pedagógicas é possível superar o que foi pensado teoricamente no Projeto Político Integrado do Programa, assim como os dilemas e dificuldades, proporcionando através da Educação a re-inserção dos sujeitos envolvidos no Programa. O reposicionamento proposto pelo ProJovem Urbano está alicerçado no tripé apresentado como base do programa: Educação Básica, Qualificação Profissional e Participação Cidadã. Necessita reposicionar-se cognitivamente, com a construção de novos saberes e a conclusão do Ensino Fundamental, no mundo do trabalho, reconhecendo seus direitos e deveres e como estes foram sendo construídos historicamente e no processo de cidadania. Para tanto, a investigação se centrará em analisar quais vivências de boas práticas pedagógicas são desenvolvidas no Projovem que proporcionam o reposicionamento dos sujeitos envolvidos. Cabe destacar que o presente estudo adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, seguindo os princípios da pesquisa-participante. Para pesquisar vivências de boas práticas pedagógicas que proporcionem o reposicionamento dos sujeitos envolvidos escolhi uma escola localizada na cidade de Cachoeirinha. em uma das muitas comunidades carentes desta cidade, em que as dificuldades já estão anunciadas e denunciadas pelas situações de moradia e de violência e pela falta de condições básicas normais em comunidades que não são planejadas.Os instrumentos de pesquisa forma as observações, os memoriais e ao diários de aula.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430430.pdf: 1217499 bytes, checksum: 5390670c023d1f7366b142088a38c4b7 (MD5) Previous issue date: 2011-01-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13269/430430.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectEDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICASpor
dc.subjectINCLUSÃO SOCIALpor
dc.subjectEDUCAÇÃO DE ADULTOSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleBoas práticas pedagógicas : dilemas e transformações de educadores e educandos do projovem urbanopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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