Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3668
Document type: | Dissertação |
Title: | A formação continuada de professores e o uso das tecnologias de informação e comunicação : um diálogo necessário |
Author: | Cardoso, Aline de Oliveira da Conceição ![]() |
Advisor: | Fernandes, Cleoni Maria Barboza |
Abstract (native): | O presente estudo tem o objetivo de compreender como se dá a inserção das tecnologias de informação e comunicação na prática cotidiana do professor que está em constante processo de formação continuada no NTE Núcleo de Tecnologias Educacionais. A abordagem metodológica escolhida foi de cunho qualitativo, numa perspectiva de estudo de caso do tipo etnográfico, pois desejava conhecer, observar, dialogar e participar das práticas pedagógicas com a intenção de entender o que e como ocorria este processo pedagógico na Escola. Na coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, análise do Projeto Político Pedagógico da Escola e observações da ação docente no dia-a-dia escolar. Para a análise dos dados coletados optei pela análise textual discursiva. Os resultados apontam que as interlocutoras da pesquisa, além de participar das formações continuadas no NTE, partilharam suas aprendizagens construídas e mudaram a proposta de suas aulas, inserindo o uso das tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógico e, aos poucos, conseguem mobilizar os demais colegas através de um trabalho interdisciplinar, respaldado pelo Projeto Político Pedagógico da Instituição. Os principais teóricos e autores que apóiam esse trabalho são Paulo Freire, Maurice Tardif, Mario Sérgio Cortella, Ira Shor, Cleoni Barboza Fernandes, José Manuel Moran, Therezinha Rios dentre outros. |
Keywords: | EDUCAÇÃO PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - ASPECTOS SOCIAIS EDUCAÇÃO CONTINUADA |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Educaç |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | CARDOSO, Aline de Oliveira da Conceição. A formação continuada de professores e o uso das tecnologias de informação e comunicação : um diálogo necessário. 2011. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3668 |
Issue Date: | 12-Jan-2011 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
430434.pdf | Texto Completo | 777.76 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.