Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3668
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Aline de Oliveira da Conceição-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4421335Y5por
dc.contributor.advisor1Fernandes, Cleoni Maria Barboza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0233489763906464por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:11Z-
dc.date.available2011-04-04-
dc.date.issued2011-01-12-
dc.identifier.citationCARDOSO, Aline de Oliveira da Conceição. A formação continuada de professores e o uso das tecnologias de informação e comunicação : um diálogo necessário. 2011. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3668-
dc.description.resumoO presente estudo tem o objetivo de compreender como se dá a inserção das tecnologias de informação e comunicação na prática cotidiana do professor que está em constante processo de formação continuada no NTE Núcleo de Tecnologias Educacionais. A abordagem metodológica escolhida foi de cunho qualitativo, numa perspectiva de estudo de caso do tipo etnográfico, pois desejava conhecer, observar, dialogar e participar das práticas pedagógicas com a intenção de entender o que e como ocorria este processo pedagógico na Escola. Na coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, análise do Projeto Político Pedagógico da Escola e observações da ação docente no dia-a-dia escolar. Para a análise dos dados coletados optei pela análise textual discursiva. Os resultados apontam que as interlocutoras da pesquisa, além de participar das formações continuadas no NTE, partilharam suas aprendizagens construídas e mudaram a proposta de suas aulas, inserindo o uso das tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógico e, aos poucos, conseguem mobilizar os demais colegas através de um trabalho interdisciplinar, respaldado pelo Projeto Político Pedagógico da Instituição. Os principais teóricos e autores que apóiam esse trabalho são Paulo Freire, Maurice Tardif, Mario Sérgio Cortella, Ira Shor, Cleoni Barboza Fernandes, José Manuel Moran, Therezinha Rios dentre outros.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430434.pdf: 796423 bytes, checksum: 7cd7c24f68386e78b4fda272fb182338 (MD5) Previous issue date: 2011-01-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13359/430434.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - ASPECTOS SOCIAISpor
dc.subjectEDUCAÇÃO CONTINUADApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA formação continuada de professores e o uso das tecnologias de informação e comunicação : um diálogo necessáriopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
430434.pdfTexto Completo777,76 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.