Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3668
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cardoso, Aline de Oliveira da Conceição | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4421335Y5 | por |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Cleoni Maria Barboza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0233489763906464 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:11Z | - |
dc.date.available | 2011-04-04 | - |
dc.date.issued | 2011-01-12 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Aline de Oliveira da Conceição. A formação continuada de professores e o uso das tecnologias de informação e comunicação : um diálogo necessário. 2011. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3668 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo tem o objetivo de compreender como se dá a inserção das tecnologias de informação e comunicação na prática cotidiana do professor que está em constante processo de formação continuada no NTE Núcleo de Tecnologias Educacionais. A abordagem metodológica escolhida foi de cunho qualitativo, numa perspectiva de estudo de caso do tipo etnográfico, pois desejava conhecer, observar, dialogar e participar das práticas pedagógicas com a intenção de entender o que e como ocorria este processo pedagógico na Escola. Na coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, análise do Projeto Político Pedagógico da Escola e observações da ação docente no dia-a-dia escolar. Para a análise dos dados coletados optei pela análise textual discursiva. Os resultados apontam que as interlocutoras da pesquisa, além de participar das formações continuadas no NTE, partilharam suas aprendizagens construídas e mudaram a proposta de suas aulas, inserindo o uso das tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógico e, aos poucos, conseguem mobilizar os demais colegas através de um trabalho interdisciplinar, respaldado pelo Projeto Político Pedagógico da Instituição. Os principais teóricos e autores que apóiam esse trabalho são Paulo Freire, Maurice Tardif, Mario Sérgio Cortella, Ira Shor, Cleoni Barboza Fernandes, José Manuel Moran, Therezinha Rios dentre outros. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430434.pdf: 796423 bytes, checksum: 7cd7c24f68386e78b4fda272fb182338 (MD5) Previous issue date: 2011-01-12 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13359/430434.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - ASPECTOS SOCIAIS | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO CONTINUADA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A formação continuada de professores e o uso das tecnologias de informação e comunicação : um diálogo necessário | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
430434.pdf | Texto Completo | 777,76 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.