Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3666
Document type: Dissertação
Title: Formação e desempenho do visitador na prática socioeducativa do Programa Primeira Infância Melhor
Author: Drügg, Carolina de Vasconcellos 
Advisor: Castro, Marta Luz Sisson de
Abstract (native): Este estudo teve como objetivo investigar as necessidades de formação inicial e continuada do Visitador no Programa Primeira Infância Melhor, considerando seu desempenho na orientação das famílias atendidas. Para o levantamento dos dados, foi utilizado um questionário com perguntas fechadas tipo Lickert-5 acrescido, ao final, de duas questões abertas - caracterizando uma pesquisa de natureza aplicada, através do método quantitativo. Participaram da amostra 121 Visitadores de 17 Municípios que desenvolvem o Programa no Estado. Buscou-se com este estudo analisar a interpretação dos Visitadores com relação as suas vivências profissionais e o seu entendimento quanto ao papel que assumem no trabalho junto às famílias, para enfim, refletir sobre as necessidades de formação evidenciadas no instrumento de pesquisa. A análise revelou que os Visitadores possuem um bom entendimento de seu papel na estrutura do Programa e do objetivo pretendido pelo PIM, porém apontou algumas inadequações importantes no modo como desenvolvem seu trabalho junto às famílias, indicando a necessidade de articular à capacitação o exercício de acompanhar o trabalho dos Visitadores na prática, a fim de garantir não só a supervisão de seu desempenho, como também a elaboração de um diagnóstico que fundamente os planos de capacitação uma prática ainda pouco disseminada no cotidiano das equipes municipais. Também revelou a habilidade dos respondentes em elaborar uma percepção bastante coerente sobre os aspectos de sua formação e sobre as estratégias necessárias para qualificá-la, sugerindo que os momentos de escuta do Visitador são um princípio básico para a qualificação dos trabalhos.
Keywords: EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCADORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS
RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: DRÜGG, Carolina de Vasconcellos. Formação e desempenho do visitador na prática socioeducativa do Programa Primeira Infância Melhor. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3666
Issue Date: 14-Jan-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
430431.pdfTexto Completo1.33 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.