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dc.creatorDrügg, Carolina de Vasconcellos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4489706H3por
dc.contributor.advisor1Castro, Marta Luz Sisson de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783345P6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:10Z-
dc.date.available2011-08-08-
dc.date.issued2011-01-14-
dc.identifier.citationDRÜGG, Carolina de Vasconcellos. Formação e desempenho do visitador na prática socioeducativa do Programa Primeira Infância Melhor. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3666-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo investigar as necessidades de formação inicial e continuada do Visitador no Programa Primeira Infância Melhor, considerando seu desempenho na orientação das famílias atendidas. Para o levantamento dos dados, foi utilizado um questionário com perguntas fechadas tipo Lickert-5 acrescido, ao final, de duas questões abertas - caracterizando uma pesquisa de natureza aplicada, através do método quantitativo. Participaram da amostra 121 Visitadores de 17 Municípios que desenvolvem o Programa no Estado. Buscou-se com este estudo analisar a interpretação dos Visitadores com relação as suas vivências profissionais e o seu entendimento quanto ao papel que assumem no trabalho junto às famílias, para enfim, refletir sobre as necessidades de formação evidenciadas no instrumento de pesquisa. A análise revelou que os Visitadores possuem um bom entendimento de seu papel na estrutura do Programa e do objetivo pretendido pelo PIM, porém apontou algumas inadequações importantes no modo como desenvolvem seu trabalho junto às famílias, indicando a necessidade de articular à capacitação o exercício de acompanhar o trabalho dos Visitadores na prática, a fim de garantir não só a supervisão de seu desempenho, como também a elaboração de um diagnóstico que fundamente os planos de capacitação uma prática ainda pouco disseminada no cotidiano das equipes municipais. Também revelou a habilidade dos respondentes em elaborar uma percepção bastante coerente sobre os aspectos de sua formação e sobre as estratégias necessárias para qualificá-la, sugerindo que os momentos de escuta do Visitador são um princípio básico para a qualificação dos trabalhos.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430431.pdf: 1364439 bytes, checksum: 66142dc00c9d3a9fbb8e87d9ba84556f (MD5) Previous issue date: 2011-01-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13277/430431.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO INFANTILpor
dc.subjectEDUCADORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectEDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICASpor
dc.subjectRELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação e desempenho do visitador na prática socioeducativa do Programa Primeira Infância Melhorpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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