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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3666
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Drügg, Carolina de Vasconcellos | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4489706H3 | por |
dc.contributor.advisor1 | Castro, Marta Luz Sisson de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783345P6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:10Z | - |
dc.date.available | 2011-08-08 | - |
dc.date.issued | 2011-01-14 | - |
dc.identifier.citation | DRÜGG, Carolina de Vasconcellos. Formação e desempenho do visitador na prática socioeducativa do Programa Primeira Infância Melhor. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3666 | - |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo investigar as necessidades de formação inicial e continuada do Visitador no Programa Primeira Infância Melhor, considerando seu desempenho na orientação das famílias atendidas. Para o levantamento dos dados, foi utilizado um questionário com perguntas fechadas tipo Lickert-5 acrescido, ao final, de duas questões abertas - caracterizando uma pesquisa de natureza aplicada, através do método quantitativo. Participaram da amostra 121 Visitadores de 17 Municípios que desenvolvem o Programa no Estado. Buscou-se com este estudo analisar a interpretação dos Visitadores com relação as suas vivências profissionais e o seu entendimento quanto ao papel que assumem no trabalho junto às famílias, para enfim, refletir sobre as necessidades de formação evidenciadas no instrumento de pesquisa. A análise revelou que os Visitadores possuem um bom entendimento de seu papel na estrutura do Programa e do objetivo pretendido pelo PIM, porém apontou algumas inadequações importantes no modo como desenvolvem seu trabalho junto às famílias, indicando a necessidade de articular à capacitação o exercício de acompanhar o trabalho dos Visitadores na prática, a fim de garantir não só a supervisão de seu desempenho, como também a elaboração de um diagnóstico que fundamente os planos de capacitação uma prática ainda pouco disseminada no cotidiano das equipes municipais. Também revelou a habilidade dos respondentes em elaborar uma percepção bastante coerente sobre os aspectos de sua formação e sobre as estratégias necessárias para qualificá-la, sugerindo que os momentos de escuta do Visitador são um princípio básico para a qualificação dos trabalhos. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430431.pdf: 1364439 bytes, checksum: 66142dc00c9d3a9fbb8e87d9ba84556f (MD5) Previous issue date: 2011-01-14 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13277/430431.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO INFANTIL | por |
dc.subject | EDUCADORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS | por |
dc.subject | RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Formação e desempenho do visitador na prática socioeducativa do Programa Primeira Infância Melhor | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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430431.pdf | Texto Completo | 1,33 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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