Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3661
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Os discursos sobre a matemática publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - (1951-1978) |
Autor: | Pereira, Luiz Henrique Ferraz |
Primeiro orientador: | Bastos, Maria Helena Câmara |
Resumo: | Este é um estudo envolvendo a história da matemática recente no Rio Grande do Sul entre os anos de 1951 e 1978. Possui como referencial a Revista do Ensino/RS, que circulou em igual período com o objetivo de fornecer orientações, subsídios, opiniões e atividades para o(a) professor(a) primário(a), num primeiro momento, e, posteriormente, para as demais séries do 1º e 2º graus. Sua penetração no mercado editorial educacional foi sem precedentes, podendo ser atribuída a este periódico o status de produtora de discursos sobre diferentes temas, aqui especificamente sobre a matemática, de forma a orientar sobre seus conteúdos, sua importância, validade e necessidade junto à escolarização. Os discursos que circularam na Revista do Ensino/RS, tendo como referência a concepção de Michel Foucault, foram agrupados e analisados em sete categorias: discursos sobre o (a) professor (a) e o aluno; sobre a matemática; metodologia; aritmética; geometria; sobre a imagem e a matemática moderna. Em cada uma destas categorias é analisado o que dizem os artigos do periódico e como se estruturam como enunciadores de verdades, também pela ótica foucaultiana. O agrupamento em tais categorias foi possível após a catalogação de 233 artigos publicados pela revista e analisados com esse fim. Como estudo, é possível concluir o quanto de contribuições vieram do material selecionado, de forma a ser possível atribuir à Revista do Ensino/RS a dimensão de grande propulsora de elementos discursivos sobre matemática que perduram até hoje em práticas e no ideário sobre seu ensino. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO REVISTA DO ENSINO - RIO GRANDE DO SUL RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO MATEMÁTICA - ENSINO |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | PEREIRA, Luiz Henrique Ferraz. Os discursos sobre a matemática publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - (1951-1978). 2010. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3661 |
Data de defesa: | 17-Jun-2010 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
425387.pdf | Texto Completo | 5,16 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.