Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3658
Tipo do documento: Dissertação
Título: Dificuldades de aprendizagem e o papel da memória : um estudo pedagógico da língua alemã na adultez tardia
Autor: Silva, Almeri da Cruz 
Primeiro orientador: Stobäus, Claus Dieter
Resumo: A presente pesquisa teve o objetivo de identificar, descrever e analisar as dificuldades de aprendizagem e o papel da memória de adultos tardios ao aprender a língua alemã. A pesquisadora, ao detectar e elucidar as respostas de dificuldades de aprentizagem e as correções realizadas de exercícios desenvolvidos por alunos em sala de aula, realizou um estudo de caso com 12 alunos, sendo 10 alunos do sexo feminino e 2 do sexo masculino que aprendem alemão no curso básico de 2 anos oferecido pela Escola Técnica Estadual Parobé, em Porto Alegre/RS. Os objetivos específicos da pesquisa foram Identificar as principais dificuldades de aprendizagem, em especial os erros ortográficos mais comuns da língua alemã, apresentados por adultos tardios; descrever aspectos de idiossincrasias apresentadas por adultos tardios na aprendizagem da língua alemã que definem o nível de contribuição da Memória para seu aprendizado; e desenvolver reflexões sobre a interação entre o ensino e a aprendizagem da língua alemã, expressos na relação didática. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se um enfoque qualitativo descritivo interpretativo das dificuldades de aprendizagem apresentadas por alunos em aula, tendo como perspectiva a intervenção direta da pesquisadora no grupo investigado. A abordagem participante possibilitou aos alunos e à professora-pesquisadora a interação e observação direta em sala de aula acerca do desenvolvimento dos alunos pesquisados, bem como o acompanhamento dos materiais didáticos, diários de classe, produções textuais e exercícios realizados por estes alunos. A partir de registros feitos pela pesquisadora, realizou-se uma análise de conteúdo mais gramatical, que verificou as dificuldades apresentadas pelos alunos quando se expressavam ou escreviam em língua alemã. As categorias de análise de conteúdo encontradas foram: morfologia (com subcategorias: Artigos Definidos, Artigos Indefinidos, Pronomes Interrogativos, Pronomes Demonstrativos, Verbos, Adjetivos, Formação das palavras e Substantivos); sintaxe (com subcategorias: Nominativo (Sujeito), Acusativo (Objeto Direto), Dativo (Objeto Indireto), Lenitivo (Possessivo)). Os alunos foram sendo auxiliados a corrigir suas dificuldades com a mediação direta da professora/pesquisadora e ao final de 6 meses de aulas houve melhora na fixação do conteúdo desenvolvido pela repetição. No final do trabalho apresentam-se os comentários finais e sugestões, indicando que as correções no momento da aparição dos erros são eficaz, que a repetição funciona para os conteúdos de natureza semântica e porque pode ajudar a aumentar as retenções em memória, tornando a aprendizagem mais eficiente a médio prazo.
Palavras-chave: ALEMÃO - ENSINO
MEMÓRIA
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Almeri da Cruz. Dificuldades de aprendizagem e o papel da memória : um estudo pedagógico da língua alemã na adultez tardia. 2010. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3658
Data de defesa: 24-Mar-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
423718.pdfTexto Completo647,17 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.