Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3655
Document type: | Tese |
Title: | A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental |
Author: | Zago, Cristiane Ungaretti |
Advisor: | Santos, Bettina Steren dos |
Abstract (native): | A pesquisa qualitativa trata da trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi realizada com onze professoras que usam o recurso do lúdico na sala de aula. As informações foram coletadas através de narrativas orais ou escritas dessas profissionais. A partir da análise textual minuciosa narro: a formação inicial e continuada; compromisso docente e a dimensão lúdica como um recurso na sala de aula. As entrevistadas apontam a importância do uso desse recurso em aula para a aprendizagem, assim como o compromisso e o investimento do docente com sua formação. A reflexão sobre a pesquisa aponta a necessidade de espaços de formação para a utilização do lúdico, seja na formação inicial ou continuada. A formação buscada para qualificar a prática contribui para as docentes tornarem-se pessoas e profissionais melhores. |
Keywords: | EDUCAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL LUDOPEDAGOGIA ENSINO FUNDAMENTAL |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Educaç |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | ZAGO, Cristiane Ungaretti. A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. 152 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3655 |
Issue Date: | 5-Mar-2010 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
423222.pdf | Texto Completo | 780.83 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.