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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3641
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Políticas públicas de formação continuada de docentes : dos marcos legais à realidade de duas redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul |
Autor: | Fröhlich, Marcelo Augusto |
Primeiro orientador: | Castro, Marta Luz Sisson de |
Resumo: | Políticas públicas de formação continuada de docentes: dos marcos legais à realidade de duas redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul é uma investigação que se debruçou sobre duas realidades de redes municipais de ensino, Campo Bom e Igrejinha, para investigar como os dirigentes municipais de educação preveem a formação continuada de professores nas definições das políticas públicas de suas redes, e de que forma essas políticas públicas são construídas com a participação dos professores. A pesquisa apoiou-se no paradigma construtivista e desenvolveu suas considerações a partir da análise de conteúdo, gravitando em torno das seguintes categorias: políticas públicas gestão democrática formação continuada de professores qualidade da educação e participação docente. Essa análise apoiou-se em dados obtidos por entrevistas semi-estruturadas, além de questionário fechado, aliado à análise documental, em processo de diálogo com autores como Saviani, Paro, Imbernón, Tardiff, Castro, entre outros. Observou-se que em ambas as redes não há uma política específica sobre formação de professores expressa em documento, apesar de reconhecerem a importância da formação continuada para a obtenção de uma educação de qualidade. A gestão tende a assumir uma postura verticalizada à medida que o gestor está mais tempo na função. Os professores ainda silenciam perante a possibilidade de participação e de contribuição com uma proposta de formação continuada, seja por motivos históricos de não-autoria, por uma gestão de caráter menos dialógico, ou mesmo porque o foco do trabalho está em outra discussão, como a remuneração profissional e o plano de carreira do magistério. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO CONTINUADA PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | FRÖHLICH, Marcelo Augusto. Políticas públicas de formação continuada de docentes : dos marcos legais à realidade de duas redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul. 2010. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3641 |
Data de defesa: | 18-Jan-2010 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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