Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3640
Tipo do documento: Dissertação
Título: Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educação para a paz
Autor: Vieira, Teresinha Aparecida Dorigon 
Primeiro orientador: Portal, Leda Lísia Franciosi
Resumo: A presente pesquisa, visando estudar a viabilidade da autoridade do educador, teve como delimitação os seguintes objetivos: a) Compreender o impacto das mudanças da representação de autoridade, na contemporaneidade, e sua possível repercussão na percepção dos adolescentes e professores; b) Captar, na percepção dos estudantes e dos seus educadores, o que consideram características principais no que se refere à representação da autoridade desses educadores; c) Analisar como tais características e competências facilitam a prática da educação para a paz; d) Apontar estratégias que auxiliem no desenvolvimento de professores, tanto no âmbito pessoal quanto grupal, no que tange à apropriação de competência de autoridade para uma perspectiva de Educação para a Paz. A questão que norteou a organização e desenvolvimento da pesquisa concentrou-se nessa indagação: O que caracteriza um/a educador/a como referência de autoridade a partir de percepções de estudantes adolescentes e do/a mesmo/a educador/a? Para responder a estas questões foram escolhidos os sujeitos de pesquisa que constaram de quatro turmas de oitavas séries de uma escola da rede privada de Porto Alegre e quatro professores desses alunos atuantes no ano de 2008, tendo sido selecionados conforme apontados pelos seus alunos no instrumento de pesquisa. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa descritiva e interpretativa, usando como instrumento de coleta de dados cartas dos alunos aos professores e entrevistas semiestruturadas para esses últimos, seguindo indicações de Moraes (2007) para análise de conteúdo. A compreensão dos dados implicou diálogo entre os dados empíricos e o referencial teórico, incluindo a subjetividade do pesquisador inerente ao processo interpretativo. A questão de pesquisa trouxe à tona categorias sobre: características do educador; sua relação com os educandos e a sala de aula propriamente dita como espaço das aprendizagens mediada pela autoridade do professor.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO CONTINUADA
PAZ - EDUCAÇÃO
AUTORIDADE
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VIEIRA, Teresinha Aparecida Dorigon. Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educação para a paz. 2009. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3640
Data de defesa: 17-Dez-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
421931.pdfTexto Completo4,4 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.