Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3640
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Vieira, Teresinha Aparecida Dorigon | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718285Z6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Portal, Leda Lísia Franciosi | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:05Z | - |
dc.date.available | 2010-03-23 | - |
dc.date.issued | 2009-12-17 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Teresinha Aparecida Dorigon. Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educação para a paz. 2009. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3640 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa, visando estudar a viabilidade da autoridade do educador, teve como delimitação os seguintes objetivos: a) Compreender o impacto das mudanças da representação de autoridade, na contemporaneidade, e sua possível repercussão na percepção dos adolescentes e professores; b) Captar, na percepção dos estudantes e dos seus educadores, o que consideram características principais no que se refere à representação da autoridade desses educadores; c) Analisar como tais características e competências facilitam a prática da educação para a paz; d) Apontar estratégias que auxiliem no desenvolvimento de professores, tanto no âmbito pessoal quanto grupal, no que tange à apropriação de competência de autoridade para uma perspectiva de Educação para a Paz. A questão que norteou a organização e desenvolvimento da pesquisa concentrou-se nessa indagação: O que caracteriza um/a educador/a como referência de autoridade a partir de percepções de estudantes adolescentes e do/a mesmo/a educador/a? Para responder a estas questões foram escolhidos os sujeitos de pesquisa que constaram de quatro turmas de oitavas séries de uma escola da rede privada de Porto Alegre e quatro professores desses alunos atuantes no ano de 2008, tendo sido selecionados conforme apontados pelos seus alunos no instrumento de pesquisa. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa descritiva e interpretativa, usando como instrumento de coleta de dados cartas dos alunos aos professores e entrevistas semiestruturadas para esses últimos, seguindo indicações de Moraes (2007) para análise de conteúdo. A compreensão dos dados implicou diálogo entre os dados empíricos e o referencial teórico, incluindo a subjetividade do pesquisador inerente ao processo interpretativo. A questão de pesquisa trouxe à tona categorias sobre: características do educador; sua relação com os educandos e a sala de aula propriamente dita como espaço das aprendizagens mediada pela autoridade do professor. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 421931.pdf: 4503736 bytes, checksum: 7506b7df46b884ee645f54f4f64f62f5 (MD5) Previous issue date: 2009-12-17 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13327/421931.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO CONTINUADA | por |
dc.subject | PAZ - EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | AUTORIDADE | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educação para a paz | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
421931.pdf | Texto Completo | 4,4 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.