Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3638
Document type: Dissertação
Title: A cultura regional no livro didático : um estudo de caso dos livros da Casa Publicadora Brasileira em três regiões do Brasil
Author: Littke, Anilce Bittencourt 
Advisor: Pereira, Marcos Villela
Abstract (native): Neste trabalho dissertativo lançou-se o olhar para o modo como a cultura regional é abordada nos livros didáticos das Escolas Adventistas do Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil, cuja editora é a Casa Publicadora Brasileira. Visou-se responder as questões de como os livros atendem às necessidades culturais regionais e a forma como os professores aplicam os conteúdos frente às necessidades bem como as particularidades discrepantes identificadas no trabalho cotidiano e, como os editores e os autores têm visto e trabalhado com tais realidades. Foi realizado o estudo de caso com auxilio da pesquisa documental, que se utilizou do apoio de entrevistas e aplicação de questionários com perguntas abertas nessas três regiões e analisaram-se as respostas frente a outros documentos pesquisados e os livros didáticos selecionados. Michel Foucault contribuiu para que o olhar sobre as instituições se realizasse com o objetivo de ver como elas funcionam e como os desdobramentos podem ser percebidos; Ellen G. White, que orienta o pensamento educacional adventista, apoiou-o com seu olhar crítico e institucional guiando-o para o desenvolvimento de uma escola cristã com a formação de valores; porém, sem defender polaridades. Nesse sentido, tanto Darcy Ribeiro como vários autores foram convidados para participar dessa construção teórica e prática. Efetuamos uma análise do modo como a cultura é abordada pelos educadores com o auxilio dos livros didáticos e levantamos categorias que configuram as necessidades observadas. Neste trabalho não foi levantada a questão de verificar se os livros didáticos estavam certos ou errados, mas da maneira como são utilizados para o atendimento às necessidades de cada região. A escola adventista surgiu de um debate sobre escolas elitistas e livrescas, e apresenta em sua proposta influências de várias culturas historicamente construídas, sendo, também responsável pela formação de culturas com valores por ela orientados nas diferentes regiões, e a Casa Publicadora Brasileira nasceu para imprimir as descobertas do pensamento adventista no Brasil e contribuir para o desenvolvimento cultural do país. Percebeu-se que os livros atendem aspectos de formação geral dos estudantes; os professores ampliam o conceito de cultura para abarcar a formação integral, o que exige materiais complementares e trabalhos direcionados à cultura regional, sendo que o tempo foi o aspecto mais questionado pelos participantes da pesquisa. Isso possibilitou a inserção de sugestões e o levantamento de novas reflexões sobre como seriam esses materiais complementares, quais seriam os profissionais que os viabilizariam e qual deveria ser o papel de cada profissional envolvido com o aspecto pedagógico para instrumentalizar o trabalho do professor além do livro didático.
Keywords: EDUCAÇÃO ADVENTISTA
CULTURA
LIVROS DIDÁTICOS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: LITTKE, Anilce Bittencourt. A cultura regional no livro didático : um estudo de caso dos livros da Casa Publicadora Brasileira em três regiões do Brasil. 2009. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3638
Issue Date: 18-Dec-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
421863.pdfTexto Completo2.36 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.