Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3632
Document type: | Tese |
Title: | Educação empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores |
Author: | Martins, Silvana Neumann ![]() |
Advisor: | Mosquera, Juan José Mouriño |
Abstract (native): | Esta pesquisa é um Estudo de Caso que tem como problema central compreender em que professores empreendedores fazem a diferença nas salas de aula do ensino superior. Com base nos depoimentos de alunos universitários, este estudo focaliza as transformações positivas e as aprendizagens que ocorrem em sala de aula, através de professores empreendedores e da educação empreendedora. O referencial teórico, que embasa o estudo, fundamenta-se nos pressupostos da metodologia para a formação de empreendedores, proposta por Fernando Dolabela. O campo empírico da investigação é o Centro Universitário UNIVATES, localizado em Lajeado, RS/BR. Os sujeitos participantes da pesquisa são 257 acadêmicos que cursaram a disciplina de Empreendedorismo no semestre A/2009. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário composto por perguntas abertas e fechadas e a análise dos dados coletados foi realizada através da Estatística Descritiva, proposta por Barbeta (1999); da técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2009) e a partir da metodologia de Análise Textual, proposta por Moraes (2007). Os resultados que emergiram da pesquisa foram agrupados em quatro categorias: 1. A importância da disciplina de Empreendedorismo na UNIVATES; 2. O professor universitário: um empreendedor; 3. A aula de um professor empreendedor e 4. Empreendedorismo transformando a educação na universidade. Essas foram analisadas por meio de uma reflexão dialógica com autores como Dornelas, Moran, Zabalza, Kincheloe, Seligman, Mosquera e outros. Paralelamente foi realizada uma revisão bibliográfica, com o objetivo de trazer à reflexão assuntos como empreendedorismo, intraempreendedorismo, ensino superior, sociedade do conhecimento, empreendedorismo social e pedagogia universitária. Ao final do trabalho observou-se que os universitários legitimam as metodologias utilizadas por professores empreendedores e colocam que, com esses professores, ocorre aprendizagem. Partindo das observações dos estudantes, são propostas metodologias de ensino e ações pedagógicas que resultem em uma educação empreendedora. |
Keywords: | EDUCAÇÃO ENSINO SUPERIOR EMPREENDEDORISMO APRENDIZAGEM PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Educaç |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | MARTINS, Silvana Neumann. Educação empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores. 2010. 156 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3632 |
Issue Date: | 7-Jan-2010 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
421844.pdf | Texto Completo | 1.34 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.