Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3632
Document type: Tese
Title: Educação empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores
Author: Martins, Silvana Neumann 
Advisor: Mosquera, Juan José Mouriño
Abstract (native): Esta pesquisa é um Estudo de Caso que tem como problema central compreender em que professores empreendedores fazem a diferença nas salas de aula do ensino superior. Com base nos depoimentos de alunos universitários, este estudo focaliza as transformações positivas e as aprendizagens que ocorrem em sala de aula, através de professores empreendedores e da educação empreendedora. O referencial teórico, que embasa o estudo, fundamenta-se nos pressupostos da metodologia para a formação de empreendedores, proposta por Fernando Dolabela. O campo empírico da investigação é o Centro Universitário UNIVATES, localizado em Lajeado, RS/BR. Os sujeitos participantes da pesquisa são 257 acadêmicos que cursaram a disciplina de Empreendedorismo no semestre A/2009. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário composto por perguntas abertas e fechadas e a análise dos dados coletados foi realizada através da Estatística Descritiva, proposta por Barbeta (1999); da técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2009) e a partir da metodologia de Análise Textual, proposta por Moraes (2007). Os resultados que emergiram da pesquisa foram agrupados em quatro categorias: 1. A importância da disciplina de Empreendedorismo na UNIVATES; 2. O professor universitário: um empreendedor; 3. A aula de um professor empreendedor e 4. Empreendedorismo transformando a educação na universidade. Essas foram analisadas por meio de uma reflexão dialógica com autores como Dornelas, Moran, Zabalza, Kincheloe, Seligman, Mosquera e outros. Paralelamente foi realizada uma revisão bibliográfica, com o objetivo de trazer à reflexão assuntos como empreendedorismo, intraempreendedorismo, ensino superior, sociedade do conhecimento, empreendedorismo social e pedagogia universitária. Ao final do trabalho observou-se que os universitários legitimam as metodologias utilizadas por professores empreendedores e colocam que, com esses professores, ocorre aprendizagem. Partindo das observações dos estudantes, são propostas metodologias de ensino e ações pedagógicas que resultem em uma educação empreendedora.
Keywords: EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
EMPREENDEDORISMO
APRENDIZAGEM
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: MARTINS, Silvana Neumann. Educação empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores. 2010. 156 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3632
Issue Date: 7-Jan-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
421844.pdfTexto Completo1.34 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.