Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3632
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Martins, Silvana Neumann | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732360E5 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mosquera, Juan José Mouriño | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:02Z | - |
dc.date.available | 2010-03-19 | - |
dc.date.issued | 2010-01-07 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Silvana Neumann. Educação empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores. 2010. 156 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3632 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa é um Estudo de Caso que tem como problema central compreender em que professores empreendedores fazem a diferença nas salas de aula do ensino superior. Com base nos depoimentos de alunos universitários, este estudo focaliza as transformações positivas e as aprendizagens que ocorrem em sala de aula, através de professores empreendedores e da educação empreendedora. O referencial teórico, que embasa o estudo, fundamenta-se nos pressupostos da metodologia para a formação de empreendedores, proposta por Fernando Dolabela. O campo empírico da investigação é o Centro Universitário UNIVATES, localizado em Lajeado, RS/BR. Os sujeitos participantes da pesquisa são 257 acadêmicos que cursaram a disciplina de Empreendedorismo no semestre A/2009. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário composto por perguntas abertas e fechadas e a análise dos dados coletados foi realizada através da Estatística Descritiva, proposta por Barbeta (1999); da técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2009) e a partir da metodologia de Análise Textual, proposta por Moraes (2007). Os resultados que emergiram da pesquisa foram agrupados em quatro categorias: 1. A importância da disciplina de Empreendedorismo na UNIVATES; 2. O professor universitário: um empreendedor; 3. A aula de um professor empreendedor e 4. Empreendedorismo transformando a educação na universidade. Essas foram analisadas por meio de uma reflexão dialógica com autores como Dornelas, Moran, Zabalza, Kincheloe, Seligman, Mosquera e outros. Paralelamente foi realizada uma revisão bibliográfica, com o objetivo de trazer à reflexão assuntos como empreendedorismo, intraempreendedorismo, ensino superior, sociedade do conhecimento, empreendedorismo social e pedagogia universitária. Ao final do trabalho observou-se que os universitários legitimam as metodologias utilizadas por professores empreendedores e colocam que, com esses professores, ocorre aprendizagem. Partindo das observações dos estudantes, são propostas metodologias de ensino e ações pedagógicas que resultem em uma educação empreendedora. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 421844.pdf: 1375082 bytes, checksum: 316aba548a5e304979efd9899d53ad15 (MD5) Previous issue date: 2010-01-07 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13337/421844.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | por |
dc.subject | EMPREENDEDORISMO | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Educação empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
421844.pdf | Texto Completo | 1,34 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.