Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3630
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um novo olhar sobre a educação física a partir de teorias e reflexões que contemplem a ótica docente
Autor: Severo, Cristiane 
Primeiro orientador: Stobäus, Claus Dieter
Resumo: Influências advindas de diferentes correntes de pensamento e tendências científicas, políticas ou pedagógicas são utilizadas no discurso pedagógico contemporâneo, características semelhantes são transpostas também para o campo da Educação Física, que sofre variadas influências, construindo suas práticas sobre o alicerce histórico-social em dado momento. Acreditamos que fez-se necessária uma análise do pensamento corrente acerca do momento atual na área, em especial à Educação Física Escolar, para que possamos apontar dimensões da temática que possam corroborar com a construção deste novo olhar, aqui desde a visão do docente. Percebemos indícios de que a Educação Física, embora com conotações diferentes, ainda sofre influências do paradigma da aptidão física e esportiva, refletindo na formação e ação pedagógica do Professor. Ela passou por diversos momentos, tem reconhecimento legal, mas cabe indagar: por que ela não foi capaz de consolidar-se, legitimar-se melhor junto a pais, alunos, equipe diretiva e aos demais professores? Assim, sentimos a necessidade de questionarmos que abordagem pedagógica de Educação Física os professores estão desenvolvendo hoje nas escolas. Portanto, o presente trabalho é uma pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva interpretativa. O embasamento teórico seleciona autores como Bracht, Castellani Filho, Darido, Moraes, Neira, entre outros. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada e interpretados pela Técnica de Análise de Conteúdo, emergindo quatro categorias: A Escolha Profissional, A Abordagem Pedagógica da Educação Física na Escola, Construção de uma Identidade de Educação Física e o Professor de Educação Física como Processo. Constatamos que os Professores entrevistados, embora perpetuem sua prática pautada na abordagem pedagógica tradicional/tecnicista, explicitam certo movimento de mudança, direcionando para a abordagem pedagógica progressista; entendem que há necessidade de uma nova postura frente à abordagem pedagógica vigente, em que o conhecimento, o comprometimento e a persistência são indispensáveis nesse processo; consideram que a teoria e a prática devem caminhar juntas para que, efetivamente, haja uma ação pedagógica condizente, com práticas pedagógicas docentes realmente consistentes e enraizadas em uma concepção de ser humano, vida e sociedade, para que o professor seja agente de transformação com liberdade de ação, estimulando e buscando, através de estudo e reflexão, princípios que orientem sua ação para o processo educacional pleno.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA - ENSINO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SEVERO, Cristiane. Um novo olhar sobre a educação física a partir de teorias e reflexões que contemplem a ótica docente. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3630
Data de defesa: 12-Jan-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
421846.pdfTexto Completo311,34 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.