Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3617
Document type: Tese
Title: A universidade e a tessitura da docência nas séries iniciais do ensino fundamental
Author: Pedrini, Maristela 
Advisor: Morosini, Marília Costa
Abstract (native): O presente estudo inserido na Linha de Pesquisa Ensino e Educação de Professores, de cunho qualitativo, tem por objetivo investigar o papel da formação universitária na construção da docência nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, destaca os fatos relevantes na trajetória da construção da docência de um grupo de professoras da Educação Básica e a forma como as experiências de vida contribuíram para dar sentido às vivências no processo de formação pessoal e profissional. O aporte teórico tem base em Tardif e Lessard (2000), Leite, Contreras, Grillo, Morosini, Nóvoa, entre outros autores. Constitui-se numa investigação situada no paradigma naturalístico construtivista, um estudo de caso cujos dados coletados foram examinados à luz da análise textual discursiva (MORAES, 2003). O estudo ao aprofundar o conhecimento sobre a formação docente constrói a tese de que é no exercício da profissão que se consolida o processo de tornar-se professor. O aprendizado da profissão a partir de seu exercício possibilita configurar como vai sendo construída a função docente, pela articulação entre o conhecimento teórico-universitário, a cultura escolar, a reflexão sobre a prática e a subjetividade de cada docente, partindo-se da compreensão de que a docência não se reduz a fórmulas ou prescrições técnicas, mas é um fenômeno que agrega toda a complexidade do ser, do conhecer, do fazer e do conviver e de um saber sobre a prática, num contínuo devir, em tessitura que se dá em contexto e em relação.
Keywords: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EPISTEMOLOGIA
UNIVERSIDADES
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3617
Issue Date: 2-Jun-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
416481.pdfTexto Completo11.19 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.