Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3617
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPedrini, Maristela-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4719956D2por
dc.contributor.advisor1Morosini, Marília Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:58Z-
dc.date.available2009-09-11-
dc.date.issued2009-06-02-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3617-
dc.description.resumoO presente estudo inserido na Linha de Pesquisa Ensino e Educação de Professores, de cunho qualitativo, tem por objetivo investigar o papel da formação universitária na construção da docência nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, destaca os fatos relevantes na trajetória da construção da docência de um grupo de professoras da Educação Básica e a forma como as experiências de vida contribuíram para dar sentido às vivências no processo de formação pessoal e profissional. O aporte teórico tem base em Tardif e Lessard (2000), Leite, Contreras, Grillo, Morosini, Nóvoa, entre outros autores. Constitui-se numa investigação situada no paradigma naturalístico construtivista, um estudo de caso cujos dados coletados foram examinados à luz da análise textual discursiva (MORAES, 2003). O estudo ao aprofundar o conhecimento sobre a formação docente constrói a tese de que é no exercício da profissão que se consolida o processo de tornar-se professor. O aprendizado da profissão a partir de seu exercício possibilita configurar como vai sendo construída a função docente, pela articulação entre o conhecimento teórico-universitário, a cultura escolar, a reflexão sobre a prática e a subjetividade de cada docente, partindo-se da compreensão de que a docência não se reduz a fórmulas ou prescrições técnicas, mas é um fenômeno que agrega toda a complexidade do ser, do conhecer, do fazer e do conviver e de um saber sobre a prática, num contínuo devir, em tessitura que se dá em contexto e em relação.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 416481.pdf: 11463530 bytes, checksum: 77534f813c61415b4514f83f10e14044 (MD5) Previous issue date: 2009-06-02eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13232/416481.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectEPISTEMOLOGIApor
dc.subjectUNIVERSIDADESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA universidade e a tessitura da docência nas séries iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
416481.pdfTexto Completo11.19 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.