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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3615
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Implicações dos níveis de desenvolvimento moral de Kohlberg na educação superior : um estudo de caso |
Autor: | Bordignon, Nelson Antonio |
Primeiro orientador: | Mosquera, Juan José Mouriño |
Resumo: | Esta tese em educação tem por objetivo identificar o nível e o estágio de desenvolvimento moral, em um Estudo de Caso, de um grupo de professores da Educação Superior. O referencial teórico que fundamenta a pesquisa é a teoria do Desenvolvimento Moral de Lawrence Kohlberg (1927-1987). A investigação empírica se realiza no Centro Universitário La Salle Unilasalle Canoas, Rio Grande do Sul/Brasil. Os sujeitos da pesquisa são professores de Educação Superior com idade que varia de 33 a 65 anos, com tempo de magistério de 6 a 30 anos de experiência nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração universitária, atuam em 17 cursos de graduação dos 28 oferecidos pela Instituição. A metodologia usada é a discussão de dilemas morais de Kohlberg, sendo usados três deles: o Dilema de Heinz, o Dilema de Joe e o Dilema do Dr. Jeferson (APÊNDICE E). Cada dilema compreende uma sucessão de situações às quais o pesquisado respondeu, apresentando sua justificativa para cada uma delas. Uma entrevista semiestruturada com cada um dos professores completou a avaliação dos dilemas morais. A análise dos dados coletados foi realizada com base na metodologia de Bardin, considerando-se as categorias de identificação, os níveis e estágios de desenvolvimento moral de Kohlberg. Os 17 sujeitos foram identificados, sendo 11 (64,70%) no Nível Convencional 5 (29,40%) no estágio 3 Das Expectativas, Relações e Conformidades Interpessoais e 6 (35,30%) no Estágio 4 Da Preservação do Sistema Social e da Consciência; e 6 (35,30%) sujeitos no Nível Pós-convencional, todos no estágio 5 Do Contrato Social ou da Utilidade e Direitos Individuais. Os resultados e as conclusões da pesquisa discutem as interfaces das respostas dos sujeitos relativas ao estágio de desenvolvimento moral, à sua vivência educativa e aos reflexos na educação, além de realizar uma síntese do que pensam e como atuam em relação à educação moral na educação superior. Apresenta-se, também, uma proposta de educação moral a partir da teoria do desenvolvimento moral de Kohlberg como possibilidade e potencialidade na perspectiva da formação moral de educadores. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO ENSINO SUPERIOR FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO MORAL ÉTICA KOHLBERG, LAWRENCE - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | BORDIGNON, Nelson Antonio. Implicações dos níveis de desenvolvimento moral de Kohlberg na educação superior : um estudo de caso. 2009. 284 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3615 |
Data de defesa: | 16-Jul-2009 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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416193.pdf | Texto Completo | 1,32 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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