Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3610
Tipo do documento: Dissertação
Título: A dimensão comunitária da escola construção de parcerias entre a escola e a comunidade
Autor: Reinhardt, Rosemari Dorigon 
Primeiro orientador: Castro, Marta Luz Sisson de
Resumo: Com o propósito de investigar as práticas de abertura da escola com a comunidade, examinando os efeitos resultantes da construção de parcerias e analisando as formas de organização, colaboração e diálogo que buscam ampliar a visão de mundo e de sociedade, a pesquisa foi realizada em seis escolas públicas de Porto Alegre que já desenvolviam ações de parceria, ouvindo as vozes de 30 pessoas, por meio de entrevistas semi-estruturadas adaptadas aos diferentes sujeitos e agendadas previamente. Foram entrevistados diretores, professores, alunos e parceiros das escolas num contexto da pesquisa caracterizada como um Estudo de Caso Múltiplo, de cunho descritivo, numa abordagem qualitativa. O pressuposto central que sustenta o conjunto da pesquisa é de que escola e comunidade constituem-se numa dinâmica de relações interdependentes, que encontram o seu ponto de percurso quando se unem em favor da promoção humana. O papel da gestão escolar, nesse processo, é o de refletir as concepções geradas pelos movimentos de aproximação entre escola e comunidade, na aprendizagem produzida pela interação do eu com o nós. Dessa forma, e com base na simbologia do portão, a gestão é representada pelos diferentes formatos, cores e sons dos portões, que indicam a sua receptividade com as ações de compartilhamento. Portanto, a pesquisa permitiu verificar a ultrapassagem das relações meramente formais no cotidiano das parcerias, com a construção de vínculos capazes de reduzir os espaços de fechamento das escolas. Assim, a dimensão comunitária da escola se fundamenta numa relação em que uma parceria produziu outra, replicando em novas parcerias, as quais resultaram em práticas criativas de negociação mobilização e solidariedade, criação de oportunidades de valorização do saber comunitário, exercício pró-ativo dos direitos e deveres de cidadania, organização e implementação de ações de interesse comum, e cumprimento do papel social da escola, na sua missão essencialmente humanizadora.
Palavras-chave: SOCIOLOGIA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
COMUNIDADE E ESCOLA
CIDADANIA
PROGRAMAS SOCIAIS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: REINHARDT, Rosemari Dorigon. A dimensão comunitária da escola construção de parcerias entre a escola e a comunidade. 2003. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3610
Data de defesa: 10-Out-2003
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
414872.pdfTexto Completo398,36 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.