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Tipo do documento: Tese
Título: Avaliação institucional : um olhar transdisciplinar nas dimensões do SINAES no contexto espaço-tempo
Autor: Schneider, Ledi 
Primeiro orientador: Portal, Leda Lísia Franciosi
Resumo: O presente trabalho que sustentou-se na tese: Criar uma cultura avaliativa na UNIVATES implica contemplar, além das dimensões explícitas indicadas pela legislação do SINAES, a dimensão humana implícita em cada um dos sujeitos, simultaneamente avaliadores e avaliados, integrantes da comunidade acadêmica na persecução do compromisso de permanente melhoria de qualidade da Educação Superior, analisou o conjunto de ações desenvolvidas no interior dos processos avaliativos institucionais, verificou as práticas produzidas como resultantes desses processos e buscou junto aos sujeitos avaliadores/avaliados os entendimentos sobre como criar uma cultura avaliativa, quando se necessita da construção coletiva, com intensa participação da comunidade acadêmica, tanto nos procedimentos e implementação, quanto na utilização dos resultados. A investigação considerou a retrospectiva histórica dos processos avaliativos institucionais desenvolvidos na última década na e pela UNIVATES e as adequações realizadas com a implantação do novo sistema de avaliação SINAES/2004 para compreender melhor o papel dos sujeitos avaliadores/avaliados envolvidos na construção de uma cultura avaliativa comprometida com a melhoria da qualidade da Educação que está a exigir a compreensão do todo em que está inserida e, principalmente da dimensão humana, que os processos legalmente instituídos ainda pouco nos revelam. Assim, buscou-se identificar por meio de uma abordagem Transdisciplinar, uma possível preocupação com o ser humano, ouvindo os sete membros da Comissão Própria de Avaliação CPA (por entrevista semi-estruturada) e os seis integrantes da Comissão Interna de Avaliação CIA, UNIVATES (por Grupo Focal). Os dados foram analisados à luz dos referenciais teóricos de Nicolescu, Morin e Wilber, enfocando as dimensões voltadas para a inteireza do ser, - Ser Humano Integral. O processo de avaliação desenvolvido nos mostrou que a cultura avaliativa desejada, embora não explicitada nos preceitos legais, se faz presente e em fase de construção na UNIVATES. Sugere-se, para tanto, a sustentação em um novo olhar (transdisciplinar) que viabiliza pelos seus pilares: complexidade, lógica do terceiro incluído e níveis de realidade, a abertura de possibilidade de não contradição entre diferentes culturas, vislumbrando caminhos para novas e permanentes construções, numa perspectiva de inacabamento.
Palavras-chave: ENSINO SUPERIOR - AVALIAÇÃO
POLÍTICA EDUCACIONAL - BRASIL
UNIVERSIDADES - BRASIL - AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SCHNEIDER, Ledi. Avaliação institucional : um olhar transdisciplinar nas dimensões do SINAES no contexto espaço-tempo. 2009. 129 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3609
Data de defesa: 23-Mar-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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