Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3608
Document type: Tese
Title: Franjas educacionais : um estudo das concepções docentes acerca dos projetos desenvolvidos em uma rede de conhecimento
Author: Vieira, Maurício Aires 
Advisor: Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
Abstract (native): Tendo como referencial as diferentes formas de se ensinar e as várias metodogologias/estratégias de trabalho nos ambientes escolares, foi proposto este trabalho com o enfoque para análise das concepções de docentes, prevalecendo o trabalho em rede e o foco com projetos desenvolvidos nos educandários. Foi proposta uma pesquisa para o estudo das concepções conhecimento espontâneo (senso comum) ou adquirido através do ensino formal/tradicional, dos professores das escolas da rede municipal de Pelotas/RS e análise da possibilidade da construção do conhecimento através deste viés. Este estudo se inscreve na área de pesquisa Ensino e Educação de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS, e de modo geral, busca conhecer as idéias, as concepções e as dificuldades dos educadores quando confrontados com o termo projeto. O trabalho apresenta inicialmente uma revisão de conteúdos com a finalidade de disponibilizar a professores/educadores em geral subsídios sobre os tópicos abordados. A pesquisa teve como mote a construção de uma rede sistêmica que serviu de suporte para toda Tese, a fim de traçar o perfil destes agentes que trabalham com os projetos nas escolas municipais. Após a revisão bibliográfica, são apresentadas as tabulações da análise de dados capturados de um questionário, instrumento principal de pesquisa. Entrevistas semi-estruturadas também fizeram parte da análise. Como síntese, é possível dizer que na perspectiva da educação através dos projetos nas escolas (dos mais variados tipos) é exeqüível o professor desenvolver um excelente trabalho que contribua efetivamente para a educação, tornando-a mais significativa. Através do entendimento das concepções docentes, é viável e absolutamente possível auxiliar na construção do conhecimento.
Keywords: PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PROJETOS
PRÁTICA DE ENSINO
APRENDIZAGEM
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3608
Issue Date: 4-Jun-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
413250.pdfTexto Completo1.38 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.