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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3608
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Franjas educacionais : um estudo das concepções docentes acerca dos projetos desenvolvidos em uma rede de conhecimento |
Autor: | Vieira, Maurício Aires |
Primeiro orientador: | Abrahão, Maria Helena Menna Barreto |
Resumo: | Tendo como referencial as diferentes formas de se ensinar e as várias metodogologias/estratégias de trabalho nos ambientes escolares, foi proposto este trabalho com o enfoque para análise das concepções de docentes, prevalecendo o trabalho em rede e o foco com projetos desenvolvidos nos educandários. Foi proposta uma pesquisa para o estudo das concepções conhecimento espontâneo (senso comum) ou adquirido através do ensino formal/tradicional, dos professores das escolas da rede municipal de Pelotas/RS e análise da possibilidade da construção do conhecimento através deste viés. Este estudo se inscreve na área de pesquisa Ensino e Educação de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS, e de modo geral, busca conhecer as idéias, as concepções e as dificuldades dos educadores quando confrontados com o termo projeto. O trabalho apresenta inicialmente uma revisão de conteúdos com a finalidade de disponibilizar a professores/educadores em geral subsídios sobre os tópicos abordados. A pesquisa teve como mote a construção de uma rede sistêmica que serviu de suporte para toda Tese, a fim de traçar o perfil destes agentes que trabalham com os projetos nas escolas municipais. Após a revisão bibliográfica, são apresentadas as tabulações da análise de dados capturados de um questionário, instrumento principal de pesquisa. Entrevistas semi-estruturadas também fizeram parte da análise. Como síntese, é possível dizer que na perspectiva da educação através dos projetos nas escolas (dos mais variados tipos) é exeqüível o professor desenvolver um excelente trabalho que contribua efetivamente para a educação, tornando-a mais significativa. Através do entendimento das concepções docentes, é viável e absolutamente possível auxiliar na construção do conhecimento. |
Palavras-chave: | PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL PROJETOS PRÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3608 |
Data de defesa: | 4-Jun-2009 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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