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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3607
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O bom professor na concepção do aluno : adolescentes em busca de um referencial adulto |
Autor: | Felix, Daniela Comassetto |
Primeiro orientador: | Mosquera, Juan José Mouriño |
Resumo: | A profissão docente vem sofrendo crises que vão desde a crise de identidade do professor até o desprestígio dedicado a esta classe por parte da sociedade em geral. Muitos são os motivos para que venham a manifestar sintomas relacionados ao mal-estar docente e até a ter que se afastar da profissão. Apesar disso e indo na direção contrária, existem professores que não se deixam abater e influenciar por tais crises e vêm desempenhando práticas bem sucedidas sendo reconhecidos pela instituição na qual trabalham e, principalmente, por seus alunos. Devido a essa concepção, o presente estudo foi pensado para que se possa analisar o que diferencia alguns professores que encaram a docência de forma positiva e com grande satisfação. Sua forma de encarar tudo o que envolve a docência faz com que se diferenciem dos demais, refletindo em suas salas de aula e qualificando sua relação com os alunos. Para tal, é necessário que a instituição escola tenha como proposta e visão de homem, aspectos que vão ao encontro dos valores dos professores. E, pensando nisto, a escola do estudo foi escolhida pelo fato de preocupar-se com assuntos referentes a afetividade e ao vínculo, assim podendo valorizar os professores que têm sua prática impregnada de emoções, sentimentos e bem-estar, e que acreditam que para que a construção do conhecimento ocorra de forma significativa todos estes elementos são necessários ao processo. Constitui-se em um trabalho cujo paradigma é qualitativo e a abordagem utilizada para coleta dos dados é o Estudo de Caso. Para análise destes dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. A relevância do estudo, portanto, é justificada a partir dos dados que emergiram ao longo da pesquisa, demonstrando aproximações nas falas dos professores participantes que, mesmo sendo de áreas diferentes, possuem características e formas de atuar em comum. A forma de se relacionar de um ser que tenha em sua constituição aspectos afetivos desenvolvidos de forma positiva, bem como sua atuação (sendo esta reflexo de sua constituição) diferenciam-se e possuem reflexos nos ambientes nos quais transitam. Participaram da pesquisa, primeiramente, 35 alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio que, através de um questionário, indicaram "bons professores" a partir de características por eles mencionadas. Cinco foram os professores que receberam maior número de indicações e os que responderam à entrevista semi-estruturada, incluindo a entrevista com a coordenadora pedagógica. O critério de escolha dos professores foi pensado devido ao fato de se considerar o aluno, no caso o adolescente, como sendo os sujeitos mais indicados para identificar aqueles seus professores que são por eles considerados bons professores. A escuta realizada das falas dos professores, evidenciou a importância de um profissional que possa estar disponível aos que atuam em educação para, através desta escuta que é diferenciada, dar condições de um repensar de concepções e práticas que vem sendo realizadas. Além disso o olhar do educador e do psicopedagogo contribuem com este processo, uma vez que possuem competências e saberes que lhes conferem condições de intervir e identificar não só onde estão sendo identificados problemas de aprendizagem, mas também situações nas quais se pode prevenir estes problemas através da qualificação e reconhecimento de práticas docentes bem-sucedidas. Apesar das adversidades enfrentadas na profissão docente, este estudo encontrou professores que são disponíveis ao grupo de alunos e que, a partir desta vinculação, colocam-se como referenciais adultos em potencial para adolescentes que ensaiam a entrada na vida adulta. Além desses aspectos, emergiram três categorias as quais se referem às dimensões e expressões de cuidado e afetividade, à constituição do ser professor e ao adolescente em busca de um referencial adulto. O estudo ressalta que existem características que são percebidas pelos alunos na atuação de seus professores e que estas resultam em uma prática docente que distingue um bom professor. |
Palavras-chave: | ADOLESCENTES - EDUCAÇÃO PROFESSORES - VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EDUCADORES |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | FELIX, Daniela Comassetto. O bom professor na concepção do aluno : adolescentes em busca de um referencial adulto. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3607 |
Data de defesa: | 20-Jan-2009 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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