Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3607
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Felix, Daniela Comassetto | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4533018T2 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mosquera, Juan José Mouriño | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:55Z | - |
dc.date.available | 2009-06-05 | - |
dc.date.issued | 2009-01-20 | - |
dc.identifier.citation | FELIX, Daniela Comassetto. O bom professor na concepção do aluno : adolescentes em busca de um referencial adulto. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3607 | - |
dc.description.resumo | A profissão docente vem sofrendo crises que vão desde a crise de identidade do professor até o desprestígio dedicado a esta classe por parte da sociedade em geral. Muitos são os motivos para que venham a manifestar sintomas relacionados ao mal-estar docente e até a ter que se afastar da profissão. Apesar disso e indo na direção contrária, existem professores que não se deixam abater e influenciar por tais crises e vêm desempenhando práticas bem sucedidas sendo reconhecidos pela instituição na qual trabalham e, principalmente, por seus alunos. Devido a essa concepção, o presente estudo foi pensado para que se possa analisar o que diferencia alguns professores que encaram a docência de forma positiva e com grande satisfação. Sua forma de encarar tudo o que envolve a docência faz com que se diferenciem dos demais, refletindo em suas salas de aula e qualificando sua relação com os alunos. Para tal, é necessário que a instituição escola tenha como proposta e visão de homem, aspectos que vão ao encontro dos valores dos professores. E, pensando nisto, a escola do estudo foi escolhida pelo fato de preocupar-se com assuntos referentes a afetividade e ao vínculo, assim podendo valorizar os professores que têm sua prática impregnada de emoções, sentimentos e bem-estar, e que acreditam que para que a construção do conhecimento ocorra de forma significativa todos estes elementos são necessários ao processo. Constitui-se em um trabalho cujo paradigma é qualitativo e a abordagem utilizada para coleta dos dados é o Estudo de Caso. Para análise destes dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. A relevância do estudo, portanto, é justificada a partir dos dados que emergiram ao longo da pesquisa, demonstrando aproximações nas falas dos professores participantes que, mesmo sendo de áreas diferentes, possuem características e formas de atuar em comum. A forma de se relacionar de um ser que tenha em sua constituição aspectos afetivos desenvolvidos de forma positiva, bem como sua atuação (sendo esta reflexo de sua constituição) diferenciam-se e possuem reflexos nos ambientes nos quais transitam. Participaram da pesquisa, primeiramente, 35 alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio que, através de um questionário, indicaram "bons professores" a partir de características por eles mencionadas. Cinco foram os professores que receberam maior número de indicações e os que responderam à entrevista semi-estruturada, incluindo a entrevista com a coordenadora pedagógica. O critério de escolha dos professores foi pensado devido ao fato de se considerar o aluno, no caso o adolescente, como sendo os sujeitos mais indicados para identificar aqueles seus professores que são por eles considerados bons professores. A escuta realizada das falas dos professores, evidenciou a importância de um profissional que possa estar disponível aos que atuam em educação para, através desta escuta que é diferenciada, dar condições de um repensar de concepções e práticas que vem sendo realizadas. Além disso o olhar do educador e do psicopedagogo contribuem com este processo, uma vez que possuem competências e saberes que lhes conferem condições de intervir e identificar não só onde estão sendo identificados problemas de aprendizagem, mas também situações nas quais se pode prevenir estes problemas através da qualificação e reconhecimento de práticas docentes bem-sucedidas. Apesar das adversidades enfrentadas na profissão docente, este estudo encontrou professores que são disponíveis ao grupo de alunos e que, a partir desta vinculação, colocam-se como referenciais adultos em potencial para adolescentes que ensaiam a entrada na vida adulta. Além desses aspectos, emergiram três categorias as quais se referem às dimensões e expressões de cuidado e afetividade, à constituição do ser professor e ao adolescente em busca de um referencial adulto. O estudo ressalta que existem características que são percebidas pelos alunos na atuação de seus professores e que estas resultam em uma prática docente que distingue um bom professor. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 412672.pdf: 642234 bytes, checksum: 53747ce099c11ea25dc256b3fba51e36 (MD5) Previous issue date: 2009-01-20 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13111/412672.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ADOLESCENTES - EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | PROFESSORES - VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO | por |
dc.subject | EDUCADORES | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O bom professor na concepção do aluno : adolescentes em busca de um referencial adulto | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
412672.pdf | Texto Completo | 627,18 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.