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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3601
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Uma investigação acerca dos fatores que contribuem para o mal-estar e bem-estar dos professores que trabalham com EAD |
Autor: | Weber, Sueli Wolff |
Primeiro orientador: | Mosquera, Juan José Mouriño |
Resumo: | Esta tese de doutorado aborda, sob a ótica qualitativa, um estudo de caso, tendo como principal objetivo apontar fatores que contribuíram, para que docentes do Curso de Pedagogia na Modalidade a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC vivenciassem estados de Bem-Estar ou de Mal-Estar no exercício de suas atividades. A pesquisa procura não só identificar esses fatores positivos, mas também avaliar se os conflitos e tensões que interferem no animus dos professores, provocando o Mal-Estar, acontecem em menor grau ou inexistem na docência em EaD, quando comparada com a docência do ensino presencial, ou melhor, se o sistema de EaD, implantado pela UDESC para a oferta do Curso de Pedagogia na Modalidade a Distância, propiciou aos professores desenvolverem suas atividades de forma prazerosa, ou pelo contrário, se foi preditor de Mal-Estar e insatisfação profissional. O fio condutor da pesquisa alicerça-se teoricamente, sobremaneira, nos conceitos de Mal-Estar e Bem-Estar na docência expressos por Esteve (1999) e Jesus (2002) e, também, por Mosquera e Stobäus (2005), dentre outros. A autora investiga o pensamento de quinze professores universitários que exerceram, pela primeira vez, a docência na Educação a Distância. Para a coleta dos dados, vale-se de entrevistas semi-estruturadas, via internet, através de um site elaborado especialmente para este fim. Para considerar os depoimentos dos entrevistados, utiliza a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2004), definindo, a partir daí, as categorias, as subcategorias e as dimensões: o Bem-Estar na docência em EaD (concepção de EaD para o professor, o sentido da docência na EaD para o professor, o trabalho coletivo, cooperativo e solidário, infraestrutura organizacional da EaD na UDESC: condições de trabalho; o animus dos professores com relação à docência na EAD); o Mal-Estar na Docência em EAD (falta de comprometimento individual e institucional com a EAD). Os resultados da pesquisa evidenciam que os professores do Curso de Pedagogia, desenvolvido na modalidade à distância, vivenciaram muito mais intensamente o Bem-Estar do que o Mal-Estar, este último manifestado em algumas situações muito específicas. A pesquisa aponta os diversos fatores que contribuíram para o Bem-Estar dos professores, destacando as condições infraestruturais e o trabalho coletivo, cooperativo e solidário como os principais desencadeadores do Bem-Estar na docência em EaD. Sustenta que as condições infraestruturais adequadas à EaD e a ação docente coletiva, cooperativa e solidária na Educação a Distância se constituem em elementos sine qua non para a operacionalização da Educação a Distância e são imprescindíveis, para se garantir educação com qualidade e uma vivência saudável, harmoniosa, prazerosa e de Bem-Estar na docência. Ainda, a tese mostra, com base nos depoimentos dos professores, que a Educação a Distância, por múltiplas razões, é propiciadora, mais do que o ensino presencial, de Bem-Estar docente e se constitui, quando implantada com responsabilidade, quando estruturada em bases teóricas e em experiências consolidadas, uma alternativa de ensino de qualidade e de acesso à educação para mais pessoas. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL SATISFAÇÃO NO TRABALHO BEM-ESTAR PESSOAL SAÚDE OCUPACIONAL |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | WEBER, Sueli Wolff. Uma investigação acerca dos fatores que contribuem para o mal-estar e bem-estar dos professores que trabalham com EAD. 2009. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3601 |
Data de defesa: | 26-Fev-2009 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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