Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3600
Document type: Dissertação
Title: Os professores como transformadores da escola
Author: Ferreira, Giane Farias 
Advisor: Engers, Maria Emília Amaral
Abstract (native): A investigação, Os professores como transformadores da escola, nasceu da vontade de saber se os professores estão cientes que podem fazer a diferença dentro da escola, modificando, não só o conceito que esta tem perante a sociedade, mas, principalmente, os resultados que podem alcançar junto aos seus alunos. Considerando o paradigma transformador da educação e o papel do professor no contexto atual, este estudo buscou conhecer como os professores de Ensino Fundamental e Ensino Médio percebem-se como agentes transformadores da escola; qual seu papel na sociedade e que competências são necessárias para ser professor nos dias atuais. A investigação apoiada no paradigma construtivista, caracteriza-se como uma abordagem descritiva e interpretativa. Para a coleta de dados utilizou-se as entrevistas semi-estruturadas e os dados foram estudados por meio de análise de conteúdo (ENGERS,1987). Os resultados que emergiram da pesquisa foram agrupados em categorias: sociedade moderna e pós moderna no contexto social; transformação da escola e o professor. Essas foram analisadas por meio de uma reflexão dialógica com os autores como O Sullivan, Perrenoud, Vasconcellos, Bazarra, Engers e outros. Observou-se que os professores estão cientes de que vivem em uma sociedade em constantes transformações, para a qual a escola não tem sido satisfatória. Entendem a necessidade de um uma nova postura de professor,em que as competências pessoais e profissionais, junto com o comprometimento e a formação continuada constituem-se em mola propulsora de transformação. Porém, não se consideram responsáveis por esse processo que poderá romper com o paradigma tradicional, ainda tão presente no contexto educacional.
Keywords: PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
ESCOLAS - ASPECTOS SOCIAIS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: FERREIRA, Giane Farias. Os professores como transformadores da escola. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3600
Issue Date: 17-Mar-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
412048.pdfTexto Completo4.4 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.