Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3600
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os professores como transformadores da escola
Autor: Ferreira, Giane Farias 
Primeiro orientador: Engers, Maria Emília Amaral
Resumo: A investigação, Os professores como transformadores da escola, nasceu da vontade de saber se os professores estão cientes que podem fazer a diferença dentro da escola, modificando, não só o conceito que esta tem perante a sociedade, mas, principalmente, os resultados que podem alcançar junto aos seus alunos. Considerando o paradigma transformador da educação e o papel do professor no contexto atual, este estudo buscou conhecer como os professores de Ensino Fundamental e Ensino Médio percebem-se como agentes transformadores da escola; qual seu papel na sociedade e que competências são necessárias para ser professor nos dias atuais. A investigação apoiada no paradigma construtivista, caracteriza-se como uma abordagem descritiva e interpretativa. Para a coleta de dados utilizou-se as entrevistas semi-estruturadas e os dados foram estudados por meio de análise de conteúdo (ENGERS,1987). Os resultados que emergiram da pesquisa foram agrupados em categorias: sociedade moderna e pós moderna no contexto social; transformação da escola e o professor. Essas foram analisadas por meio de uma reflexão dialógica com os autores como O Sullivan, Perrenoud, Vasconcellos, Bazarra, Engers e outros. Observou-se que os professores estão cientes de que vivem em uma sociedade em constantes transformações, para a qual a escola não tem sido satisfatória. Entendem a necessidade de um uma nova postura de professor,em que as competências pessoais e profissionais, junto com o comprometimento e a formação continuada constituem-se em mola propulsora de transformação. Porém, não se consideram responsáveis por esse processo que poderá romper com o paradigma tradicional, ainda tão presente no contexto educacional.
Palavras-chave: PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
ESCOLAS - ASPECTOS SOCIAIS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FERREIRA, Giane Farias. Os professores como transformadores da escola. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3600
Data de defesa: 17-Mar-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
412048.pdfTexto Completo4,4 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.