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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3599
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Schuler, Betina | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771945D4 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Marcos Villela | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824U5 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:53Z | - |
dc.date.available | 2009-05-13 | - |
dc.date.issued | 2009-02-26 | - |
dc.identifier.citation | SCHULER, Betina. Veredito : escola, inclusão, justiça restaurativa e experiência de si. 2009. 232 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3599 | - |
dc.description.resumo | Esta tese parte de uma inspiração genealógica para analisar de que modos o dispositivo da inclusão vem funcionando por meio do discurso da Justiça Restaurativa na escola, sendo justamente os mecanismos de segurança uma condição de possibilidade para essa filiação entre educação e justiça através da tecnologia do Círculo Restaurativo em que se busca a transformação das experiências de si mesmo dos indivíduos colocados na posição de ofensor. Esta pesquisa debruça-se sobre essas práticas discursivas nas escolas de Porto Alegre, a partir de entrevistas, questionários e análise documental, buscando entender como estamos nos constituindo em diferentes relações de poder, saber e modos de subjetivação, sendo este último o efeito principal dessa maquinaria jurídico-escolar. Nesse sentido, o Círculo Restaurativo coloca-se como um procedimento de verdade e governo, empregando o exercício do poder soberano, disciplinar e de controle, por meio de tecnologias de si tais como a exposição pública, a confissão, a responsabilização e o acordo, atravessados por uma razão de estado, em que o sujeito e suas condutas deverão coincidir com padrões administrativos de segurança. Assim, o aluno ofensor de hoje é tomado como risco em potencial no futuro e nessa relação são produzidos vereditos morais e científicos, em que os indivíduos em posição de alunos são colocados a experimentar a si mesmo, em um determinado domínio moral, cristão, de uma justiça metafísica, da ciência com seus manuais, metodologias e relatórios, se problematizando a si mesmo por meio de valores como culpa, vergonha, cura, responsabilização, humildade, ofencionalidade, justiça. Temos aí o controle dos indivíduos e das populações em uma biopolítica contemporânea, em que o controle torna-se generalizado, garantindo isso principalmente pelos espaços de auto-narração, em que o indivíduo se faz nos próprios códigos do regime de verdade vigente. Um ato jurídico da consciência, somado a toda uma tecnologia de escrita e documentação, em que o tribunal é assumido como modo de existência, em que o indivíduo deverá estar constantemente prestando contas de si, julgando-se, expressando sua verdade, assumindo obrigações, ocupando o assento moral do ofensor, do responsabilizado, do restaurado, assumindo essa identidade e sendo enclausurado dentro dela, tendo como fim último o auto-governo. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 412046.pdf: 6124731 bytes, checksum: 6b7fd015e4ce3aec01d8752abc360311 (MD5) Previous issue date: 2009-02-26 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13206/412046.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | INCLUSÃO ESCOLAR | por |
dc.subject | JUSTIÇA RESTAURATIVA | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO E SOCIEDADE | por |
dc.subject | VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS | por |
dc.subject | DISCIPLINA ESCOLAR | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Veredito : escola, inclusão, justiça restaurativa e experiência de si | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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File | Description | Size | Format | |
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412046.pdf | Texto Completo | 5.98 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
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