Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3598
Document type: | Dissertação |
Title: | Prática docente de profissionais-formadores em cursos de educação continuada de professores : uma experiência de ação-reflexão |
Author: | Abianna, Izabel Christina Brum |
Advisor: | Grillo, Marlene Correro |
Abstract (native): | A presente investigação visou qualificar a prática docente de profissionais-formadores com formação específica em diferentes áreas, que atuam em cursos de formação continuada de educadores da Educação Infantil, promovendo a revisão da proposta curricular desses cursos. O estudo foi realizado no Centro Pedagógico de Qualificação Profissional Corujinha Sapeca, em Porto Alegre. Caracterizou-se como uma Pesquisa- Ação desenvolvida por meio de Seminários Reflexivos e de grupos de estudo, com a participação de profissionais-formadores dessa instituição. Os dados coletados, a partir de manifestações, e-mails e registros escritos foram submetidos à análise textual, numa perspectiva descritiva interpretativa e constituíram o corpus empírico desse estudo. De tal estudo resultaram contribuições significativas para a instituição. O grupo participante considera que os resultados geraram a construção de um conhecimento profissional docente, específico para formação continuada de professores e orientaram a reformulação do currículo e das metodologias empregadas. Os referenciais teóricos, orientadores dessa investigação, evidenciam a crença na pesquisa como base de produção de conhecimento, a partir da prática reflexivo-crítica |
Keywords: | EDUCAÇÃO CONTINUADA PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL EDUCAÇÃO INFANTIL PESQUISA EDUCACIONAL |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Educaç |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | ABIANNA, Izabel Christina Brum. Prática docente de profissionais-formadores em cursos de educação continuada de professores : uma experiência de ação-reflexão. 2009. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3598 |
Issue Date: | 7-Jan-2009 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
410902.pdf | Texto Completo | 1.31 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.