Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbianna, Izabel Christina Brum-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4164808E8por
dc.contributor.advisor1Grillo, Marlene Correro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767823A7por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:52Z-
dc.date.available2011-08-08-
dc.date.issued2009-01-07-
dc.identifier.citationABIANNA, Izabel Christina Brum. Prática docente de profissionais-formadores em cursos de educação continuada de professores : uma experiência de ação-reflexão. 2009. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3598-
dc.description.resumoA presente investigação visou qualificar a prática docente de profissionais-formadores com formação específica em diferentes áreas, que atuam em cursos de formação continuada de educadores da Educação Infantil, promovendo a revisão da proposta curricular desses cursos. O estudo foi realizado no Centro Pedagógico de Qualificação Profissional Corujinha Sapeca, em Porto Alegre. Caracterizou-se como uma Pesquisa- Ação desenvolvida por meio de Seminários Reflexivos e de grupos de estudo, com a participação de profissionais-formadores dessa instituição. Os dados coletados, a partir de manifestações, e-mails e registros escritos foram submetidos à análise textual, numa perspectiva descritiva interpretativa e constituíram o corpus empírico desse estudo. De tal estudo resultaram contribuições significativas para a instituição. O grupo participante considera que os resultados geraram a construção de um conhecimento profissional docente, específico para formação continuada de professores e orientaram a reformulação do currículo e das metodologias empregadas. Os referenciais teóricos, orientadores dessa investigação, evidenciam a crença na pesquisa como base de produção de conhecimento, a partir da prática reflexivo-críticapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410902.pdf: 1345559 bytes, checksum: 55a3c41a99a8fbb9ab8f9b3371f86de3 (MD5) Previous issue date: 2009-01-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13164/410902.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO CONTINUADApor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectEDUCAÇÃO INFANTILpor
dc.subjectPESQUISA EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePrática docente de profissionais-formadores em cursos de educação continuada de professores : uma experiência de ação-reflexãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
410902.pdfTexto Completo1,31 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.