Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3595
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro |
Autor: | Barreiro, Cristhianny Bento |
Primeiro orientador: | Abrahão, Maria Helena Menna Barreto |
Resumo: | Esta tese apresenta conhecimentos elaborados a partir de uma pesquisa-formação. Embasada na construção de biografias educativas, a metodologia possibilita a compreensão de singularidades plurais e de pluralidades singulares. Todos os conhecimentos construídos, em coerência com a metodologia utilizada, passam pela história de diversos sujeitos e pela minha mesma, e pretendem sustentar que as diferentes experiências formais e informais pertencem a nossa formação enquanto professores e professoras, pessoas singulares que buscam no encontro com a cultura e com a ciência a definição de papeis sociais pré-determinados que, no entanto, serão exercidos com os matizes de cada um, e que a escuta e a narrativa de vida permitem a ampliação de nosso repertório formativo. A pesquisa tem como base três grupos. Um grupo de pesquisa-formação, composto por mestrandos e doutorandos da PUC-RS, coordenado pela Dra. Maria Helena Menna Barreto Abrahão, do qual participei como aluna em formação, e cujo material me foi permitido utilizar pela professora, com o objetivo de compreender a aprendizagem narrada pelos sujeitos em suas vidas. Este grupo é a base do estudo que iniciei a realizar. Um segundo grupo, composto por alunos em especialização em educação do CEFET-RS e coordenado por mim, cujo objetivo foi o de refletir sobre a aprendizagem ao longo de suas vidas. E um terceiro grupo, de alunos em formação inicial, oriundos de diversas áreas que construíram suas biografias educativas. O papel formativo da escuta advindo do compartilhamento das narrativas que sempre acaba por falar de mim, ainda que se trate da narrativa do outro, e a importância de trabalharmos na formação de professores com os modelos pedagógicos introjetados ao longo da vida são importantes dimensões que aparecem no decorrer do trabalho realizado. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO PESQUISA EDUCACIONAL PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORES - BIOGRAFIAS |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | BARREIRO, Cristhianny Bento. Pesquisa-formação : a construção de si na escuta do outro. 2009. 130 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3595 |
Data de defesa: | 20-Mar-2009 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
410838.pdf | Texto Completo | 14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.