Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3582
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Maria Gorete Rodrigues da | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732030T9 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bastos, Maria Helena Câmara | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:48Z | - |
dc.date.available | 2009-03-13 | - |
dc.date.issued | 2009-01-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Gorete Rodrigues da. Labirintos de espaços e tempos no cotidiano universitário : o acadêmico de administração Universidade de Caxias do Sul/Canela. 2009. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3582 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa analisa as significações, estratégias e táticas utilizadas pelo acadêmico de Administração, em uma IES particular, do curso noturno, nos labirintos de tempos e de espaços contemporâneos, em busca da formação superior. O acadêmico, neste contexto, é trabalhador-estudante ou estudante-trabalhador, que busca na Universidade, por intermédio do diploma, enquanto credencial para o mercado de trabalho, e da sua formação, à ascensão social. Neste cenário, o problema de pesquisa procura relacionar três temáticas centrais: o acadêmico (trabalhador-estudante e estudante-trabalhador) e os conceitos de habitus, capital cultural à luz de Bourdieu e a dimensão tempo e de espaço (sentidos e usos). O problema norteador foi qual o sentido (representação) e o uso (táticas e práticas) do tempo e do espaço do acadêmico (trabalhador-estudante e estudante-trabalhador) no seu cotidiano como universitário. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, que realiza um estudo de caso na Universidade de Caxias do Sul (UCS), Unidade Canela, no curso de Administração (noturno). O estudo é de natureza qualitativa e a análise dos dados está orientada na análise de conteúdo. Houve a utilização de multimétodos: questionário, descrição (a partir de roteiro prédefinido), fotografias (como apoio) e imagens construídas pelos sujeitos. Entre as questões investigadas, destacam-se tempo-espaço coletivo, tempo-espaço individual e tempo-espaço de estudo no cotidiano. Na relação com o tempo social (institucional e organizacional) e o tempo individual (das escolhas de cada um), analisa-se a plasticidade da adaptação e da experiência subjetiva de cada sujeito ao interagir com o mundo que o rodeia, afetando de forma intensa a ação sobre o cotidiano, levando aos estilos de ser acadêmico. Em linhas gerais, pode-se identificar, a partir das características socioeconômicas, dos objetivos, das expectativas e da gestão do tempo, três estilos de acadêmicos: Ligado no Amanhã, Administrando o Dia de Hoje e Hoje e Amanhã com Calma. Os resultados revelam que a sala de aula ocupa o centro das suas vivências de acadêmico, é o principal tempo e espaço coletivo. O tempo-espaço individual é buscado e construído na organização e criatividade da vivência de cada sujeito. Evidencia-se e propõe-se um projeto institucional de inserção na Universidade, para o acadêmico, com dois eixos básicos: Projeto de Vida e Gerenciamento do Tempo (fundamentado em princípios) e estratégias de aprendizagem. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 409990 - Anexo A.pdf: 18808293 bytes, checksum: 1c3c3255a86d0084f7c0c38b6786e7f5 (MD5) Previous issue date: 2009-01-15 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13166/409990%20-%20Anexo%20A.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17554/000409990-Texto%2bCompleto%2bParte%2bB-1.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | por |
dc.subject | ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM - ESTRATÉGIAS | por |
dc.subject | ESPAÇO E TEMPO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Labirintos de espaços e tempos no cotidiano universitário : o acadêmico de administração Universidade de Caxias do Sul/Canela | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
409990 - Anexo A.pdf | Texto Completo Parte A | 18,37 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
000409990-Texto+Completo+Parte+B-1.pdf | Texto Completo Parte B | 12,7 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.